Victor Mordenheim é bem a figura do protagonista trágico típico da literatura gótica.
Nascido em uma família nobre, desde criança demonstrou mais interesse pelos estudos de ciências, especialmente pela química, do que por brincadeiras.
Ninguém se surpreendeu quando ele se tornou médico e cientista.
Seus estudos e grande conhecimento acumulado fizeram com que Victor conquistasse notoriedade na região de Lamordia e também o tornaram excessivamente autoconfiante.
Victor superestima suas capacidades e desdenha de tudo aquilo que não consegue provar. Em seu ápice, tentou brincar de "deus", devolvendo a vida para um corpo que ele próprio construiu usando as partes de diversos cadáveres. Seus pensamentos blasfemos já haviam atraído a atenção dos deuses de seu mundo, que o puniram naquele momento fatídico, fazendo com que em sua criação encarnasse uma alma rancorosa e cheia de maldade. Victor nunca soube que na verdade foram os deuses que deram vida à sua criação.
Sua esposa, Elise von Brandthofen, é estéril. Isto facilitou a decisão de Victor de adotar sua criatura como se fosse seu filho, e deu-lhe o nome de Adão. No início, Adão agia como uma criança, com certa inocência. Porém, quando o casal adotou a pequena Eva, uma criança órfã que foi encontrada na região, Adão começou a demonstrar ciúmes e a agir de maneira perigosa.
Eventualmente, Mordenheim recebeu seu derradeiro castigo: sua esposa foi brutalmente mutilada pelo monstro que ele próprio criou, e a pequena Eva também desapareceu naquele mesmo dia (supostamente morta ou sequestrada pelo monstro).
A vida de Elise ficou por um fio e, desde então, o cientista trabalha diuturnamente para mantê-la viva e eventualmente restaurar sua saúde. Porém, Mordenheim está fadado ao fracasso, e Elise necessitará de maquinários cada vez mais complexos para continuar nesta pseudo-vida que lhe resta. Às vezes ela desperta de seu coma e suplica a Victor que a deixe morrer, mas o cientista é indiferente a este pedido, pois está totalmente consumido por sua ambição.
Embora só apareça em duas aventuras oficiais (Adam's Wrath e Bride of Mordenheim), é um personagem importante do Semiplano do Pavor, com muitas possibilidades para inserção em aventuras e campanhas... ele pode atuar como um NPC que ajuda os personagens dos jogadores com suas invenções mas que secretamente irá cobrar um preço alto por sua ajuda - talvez exigindo que os PJ tragam um cadáver fresco para que ele conduza seus experimentos, por exemplo...Ou pode querer transformar um dos jogadores em cobaia...
Um dos romances de Ravenloft foi dedicado ao excêntrico cientista de Lamordia - o nome do livro é simplesmente "Mordenheim", para deixar claro que o personagem é 100 % inspirado em Frankenstein.
Infelizmente o livro "Mordenheim" é bastante difícil de achar no Brasil, assim como praticamente qualquer um dos romances de Ravenloft, embora eles surjam de tempos em tempos no Mercado Livre. Lembro de ter visto um exemplar à venda faz uns 5 anos, mas infelizmente não o comprei. Desde então nunca mais vi. Até achar um pdf para baixar é difícil, também não encontrei. Na Amazon é possível importar um exemplar usado, mas sai muito caro (mais de 300 reais), e eu não pagaria esse valor nem se o livro fosse novo. Não imagino que seja um "clássico da literatura" ou um livro maravilhoso e inspirador... só tenho curiosidade de ler, mesmo.
A fabricante de miniaturas Ral Partha lançou, nos anos 90 (eu acho) um conjunto de miniaturas representando o laboratório do Dr Victor Mordenheim. Ainda é possível comprar esse kit pelo e-bay, a preços exorbitantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário