sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Um guia rápido - Ficha de personagem para Cthulhu Dark Ages

Eis um breve resumo de como montar uma ficha para Cthulhu Dark Ages:

Distribua 100 pontos entre as características listadas abaixo, sendo que o valor mínimo de SIZ e INT é 8, e para as demais características é 3. O valor máximo para qualquer característica é 18. Normalmente nas fichas de personagem de Cthulhu Dark Ages os atributos já aparecem multiplicados por 5, e não nos seus valores originais, porque praticamente todos os testes são com base em "Atributo X 5".

Aparência (APP):
Constituição (CON):
Destreza (DEX):
Educação (EDU):
Inteligência (INT):
Poder (POW):
Tamanho (SIZ):
Força (STR):

Sanidade (SAN = POWx5):
Bônus de Dano (STR+SIZ):

Pontos de Vida (Média de CON+SIZ)
Pontos de Sanidade (SAN = POWx5):
Pontos de Magia (= POWx5)
Pontos de Ocupação (= EDUx20)
Pontos de Interesse Pessoal (=INTx10)
Pontos de Mythos: (aprendidos durante o jogo)
O bônus de dano de combate, baseado na soma de STR e SIZ, é retirado da tabela abaixo:


Disclaimer: if the publishers (Chaosium, etc.) ever feel that their copyrights were infringed by this image in my humble blog, please contact me and I'll wipe this out. But please take a moment to think about it: I am marketing your book for free. I get absolutely no earnings from my blog. Zero profit. This is only something I do in my free time for fun.

Defina também a idade do personagem. A idade básica, "padrão", é 15 anos. Para cada 10 anos acima disso, adicione 1 ponto de EDU, aloque mais 20 pontos de Ocupação, e retire 1 ponto de um dos seguintes atributos: STR, CON, DEX, APP

Observações:
- Geralmente as nacionalidades mais adequadas para criar personagens para este cenário são: Saxões, Germânicos, Francos, Italianos, Burgúndios e Ingleses (eu acrescentaria as nacionalidades "Nórdicas": Noruegueses, Islandeses, Frísios, etc. e também os Ibéricos, para honrar as origens portuguesas do nosso país).

- Embora apenas membros do clero e da nobreza tivessem educação formal, não coloque pontos baixos em EDU só porque seu personagem é um humilde camponês ou um mero mercador ambulante. O atributo EDU reflete o conhecimento factual do personagem, ou seja, o conhecimento adquirido através da escola da vida. Sendo assim, um camponês que seja um bom observador e saiba bastante coisas de seu ofício e da natureza que o cerca pode ter pontuação alta neste atributo. Um mercador que já viajou por vários lugares do mundo também se enquadraria nesta descrição.

- Opcionalmente, personagens que sejam clérigos, mercadores ou acadêmicos, ganham mais 100 pontos de ocupação para serem necessariamente distribuídos entre idiomas (eu acrescentaria nesta lista, como um toque pessoal, as ocupações de "menestrel" e "marinheiro",  como elegíveis para ganhar estes 100 pontos extras).

- Ocupações possíveis, conforme listadas no livro básico: Mendigo, Clérigo (administrador, jurista ou arquiteto, às ordens de alguma autoridade episcopal), Artesão (vários tipos), Fazendeiro, Guarda, Curandeiro, Eremita, Herege, Capataz (às ordens de algum senhor ou membro do clero), Menestrel, Mercenário, Mercador, Monge, Freira, Peregrino, Padre (exorcista ou pároco), Acadêmico, Marinheiro, Xerife (burgomestre/alcaide ou coletor de impostos), Pescador, Pastor, Lenhador, Pequeno Comerciante (a serviço de um senhor), Caçador, Coletor. Acho que qualquer outra profissão pode ser acrescentada à lista, dependendo da criatividade do jogador, e desde que faça sentido no contexto da Idade das Trevas.

================*************=================

Se você estiver interessado em aventuras com ambientação gótica, visite minha loja no DrivethruRPG e minha loja no Dungeonist. Devagar e sempre irei publicar mais títulos! A primeira aventura já foi publicada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário