segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Classes exclusivas de Ravenloft : o Vingador

Saudações!

Vou apresentar  nesta série algumas classes de personagens de Dungeons&Dragons que foram criadas exclusivamente para o universo de Ravenloft, seja para compensar a ausência de alguma classe, seja para enriquecer a variedade de personagens de jogadores e adequá-la mais para o ambiente gótico do Semiplano do Pavor. Acho que elas foram criadas só a partir da "terceira edição" de Ravenloft, ou seja, a partir da publicação do livro básico "Domínios do Medo" ("Domains of Dread") que foi um compilado do livro base da famosa "Caixa Vermelha" (que foi o segundo lançamento de Ravenloft - a "Caixa Preta" foi o lançamento original).

Neste primeiro post desta série, vou falar sobre o Vingador, que é a classe que substituiu o Paladino no semiplano do pavor, que estava ausente devido ao fato de que, na opinião dos autores, tal classe não combinava com a atmosfera de terror gótico.  Concordo em parte. Realmente aquele estereótipo do "Paladino da Justiça", todo certinho e "perfeitamente equilibrado em todas as virtudes" não combina muito com o clima sombrio de uma terra gótica, mas mesmo assim, eu acho que se existe muito mal naquela terra, isso não faria necessariamente com que surgissem grandes heróis virtuosos, como forma do universo se equilibrar?

O personagem da classe Vingador deve necessariamente ter um background que inclua uma motivação para sua vingança, a qual pode ser contra um personagem específico e que pode  acabar  se estendendo contra uma raça inteira. O exemplo mais óbvio é o clássico do homem que tem sua família assassinada por um vampiro e por isso se torna um caçador de vampiros, jurando acabar com aquele que matou sua família e de tabela exterminar esta raça. Nas regras está escrito que o Vingador ganha uma vantagem nos combates contra o objeto de sua vingança, de modo que, a meu ver, é mais vantajoso criar um personagem vingador usando este arquétipo do Caçador de vampiros (caçador de lobisomens, exterminador de goblins, etc.). Como o vingador passou anos se preparando para encontrar o objeto de sua vingança, sua Força deve ser sempre 15 ou maior, a Destreza deve ser no mínimo 14 e a Constituição mínima é 15.  Além disso, a tendência do vingador deve ser neutra ou caótica e dividida entre neutra e boa.

Vantagens do vingador:
- Ganham 5 pontos de vida extras quando combatem inimigos que lembrem seu nêmesis (então um caçador de vampiros teria vantagem enfrentando Werebats, morcegos gigantes, e todos os tipos e variedades de vampiros);
- Ganham 10 pontos de vida extras quando combatem seu nêmesis (o caçador de vampiros ganharia quando enfrentasse exatamente o vampiro que matou sua família);
- Se passar num teste de sabedoria, ele tem uma "intuição" da direção genérica de onde está seu inimigo (o livro não deixa bem claro, mas creio que isso valha para o nêmesis do vingador)

As desvantagens do vingador:
 - Não podem se especializar em armas de ataque à distância, só corpo-a-corpo (pelo jeito não tem graça se vingar de longe)  - esclarecendo: eles podem usar QUALQUER arma, mas têm restrição quanto à especialização.
- Não podem fazer magias (a obsessão em se vingar e se preparar para a vingança fez com que não tivessem tido tempo para estudar magia)
- Não possuem seguidores
- Devido à sua natureza "nômade" (afinal ele vive perseguindo e procurando seu nêmesis) ele não pode ter propriedades, a não ser que seu alvo seja estacionário (ex: ele quer se vingar de um homem que agora é o burgomestre de uma cidade, então o vingador irá adquirir um esconderijo na mesma cidade enquanto espera o momento ideal para aniquilar seu inimigo) - está escrito nas regras que essas propriedades de vingadores não podem ser muito diferentes dos esconderijos de ladinos, mas creio que nada impediria um personagem deste tipo de adquirir até mesmo uma mansão... Oras, para mim um dos maiores exemplos de personagem Vingador é o Conde de Montecristo! Outro grande exemplo é o Batman.

Certeza que o Conde de Montecristo ganhou +10 PV quando enfrentou o Conde Mondego. Se eu tivesse mestrado essa cena, daria ainda um bônus de ataque para ele.
Nasce um vingador


Olhando em alguns sites de rpg por aí, percebi que essa classe não é bem-quista entre os jogadores, mas na minha opinião, a maioria dos jogadores que reclamam desta classe parece que quer jogar na mesa um rpg de PC, e só se interessa por classes de personagens ultra-OP, que façam combos e dêem piruetas de jedi desde o nível 1. Bobagem pura.

Para mim é uma classe interessante, por causa do roleplay (interpretar um cara durão e frio tipo o Batman, ou um cara que finge que é bonzinho e bem humorado mas por dentro está se remoendo de ódio por seu nêmesis, ou um personagem que "não tem nada a perder" e "só a vingança importa", para fugir do padrão "Paladino da Justiça") e porque dá muitas ideias até mesmo para aventuras solo, do tipo one-shot (ou talvez com vários capítulos) boa para se jogar com um ou dois jogadores. Acho que a tendência mais certa para este tipo de personagem é o Neutro puro, porque se o PJ vingador estiver intregrando uma party, é só provisoriamente, e se a oportunidade de se vingar de seu nêmesis surgir, ele pode ser bastante tentado a abandonar o grupo e partir para sua vingança. Além disso, o Vingador pode facilmente assumir aquele papel do "Herói com algo a mais" (ou seja, um herói mais completo e amadurecido, porque já presenciou um grande mal e viveu uma grande perda) ou o Antiherói (não se importa com regras, justiça, etc. Só não quer que ninguém fique no caminho entre ele e seu nêmesis).

O problema desta classe: nunca poderá executar sua vingança porque senão... o que virá depois? Ele fica meio sem propósito... Pode ser que vire um "guerreiro" ou um "paladino", sei lá. Poderiam ter inventado uma regra de transição para após a vingança ser executada. Bem, na ausência de regras ou no caso de haver regras toscas, fica a critério do mestre, como sempre.

Atualmente, com a 5ª edição de D&D, essa classe foi incorporada no Paladino - é o "Paladino com voto de Vingança" e não é mais uma classe separada.

Ganchos para Aventuras

- O homem era um fazendeiro comum, que vivia feliz com sua família em seu rancho, até que um dia uma horda de bárbaros saqueia seu povoado, matando sua família, e ele foi o único sobrevivente. Agora ele vive para encontrar novamente o líder da horda e executar sua vingança, se preparando diuturnamente para o grande momento. Ele não é mais um fazendeiro, e agora ganha a vida como caçador de recompensas, seguindo de longe os passos dos bárbaros;

- Um soldado que fazia parte de um pelotão de escolta se fere gravemente numa emboscada feita por inimigos. Após uma terrível batalha,  seu sargento ordena que ele seja deixado para trás, abandonado à própria sorte, para morrer. Porém, ele consegue se arrastar até um casebre abandonado de um caçador e lentamente se recupera, mas sonha em reencontrar o sargento - e seus antigos companheiros - para dar o troco. Porém, tanto o sargento quanto seus ex-colegas do pelotão já foram transferidos para outras guarnições espalhadas pelo reino, e agora ele terá que se virar para encontrar cada um deles.

- O herói passou por todos os perigos e salvou a princesa, casou-se com ela e viveu feliz para sempre como rei em seu novo reinado...Ou será que não? A bruxa má que ele teve que derrotar para salvar a princesa voltou, disfarçada como empregada da corte, e conseguiu envenenar a todos em um banquete, inclusive a princesa, e todos morreram. Somente nosso herói se salvou, mas perdeu o amor de sua vida, e agora está numa caçada desesperada para encontrar sua velha inimiga.


- Um homem inocente é acusado de um crime que não cometeu por um rival, e acaba indo preso injustamente, manchando irremediavelmente sua reputação, perdendo sua honra perante a sociedade e todo o seu patrimônio. Agora ele planeja sua fuga da prisão, e sonha com o dia em que encontrará seu rival para acertar as contas.

(...) Mais ganchos porvir!


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