sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Cthulhu Dark Ages - a combinação entre Idade Média e os Mythos

Nem só de Ravenloft viverá este blog! Também farei postagens sobre Cthulhu Dark Ages, a linha medieval de Call of Cthulhu, publicada pela Chaosium.


Na mesma linha de Call of Cthulhu, este é um RPG que bebe da fonte dos escritos de H.P Lovecraft,  só que se passando por volta do ano 1.000 DC. 

Com isso, os personagens dos jogadores não serão "Detetives", "Policiais", "Médicos", "Arqueólogos", investigando os Mythos, mas "Xerifes", "Guardas", "Curandeiros", "Eremitas", "Fazendeiros", etc. que têm suas vidas de uma maneira ou de outra afetadas por alguma coisa relacionada aos Mythos, e sem poder contar com os recursos e tecnologias do século XX e XXI, ao contrário dos investigadores padrão de Call of Cthulhu, Cthulhu Pulp, etc., tendo que se virar com os conhecimentos, ferramentas e tecnologias disponíveis na Idade das Trevas.

Acho essa ideia do jogo interessante, porque ao contrário dos jogos do tipo D&D, de fantasia medieval,  este é um jogo mais profundo e sério, o que faz com que tenhamos motivos para criar personagens mais complexos, com backgrounds mais completos, mais realistas e, principalmente, representando pessoas comuns. 

Ao contrário do RPG de fantasia "comum", onde os personagens que os jogadores interpretam são heróis completos ou em formação, os personagens dos jogos de Call of Cthulhu (COC) e Cthulhu Dark Ages  (CDA) são pessoas comuns, com vidas comuns, que de repente se vêem envolvidas em acontecimentos chocantes e totalmente fora de sua realidade, que podem conduzi-las num caminho sem volta rumo à insanidade. Na minha opinião, quanto mais próximo de uma pessoa comum é um personagem, mais interessante ele é, e eu tento aplicar essa lógica sempre que possível em um RPG.

Sendo assim, em uma partida de COC ou CDA, geralmente haverá poucos monstros, mas eles serão muito mais poderosos que os personagens dos jogadores, e alguns deles serão simplesmente invencíveis, e tudo o que os personagens poderão fazer será fugir ou se esconder. Além disso, quase não há magia ou itens mágicos, são muito raros, e seu uso quase sempre trará consequências terríveis para os personagens, que terão que contar muito mais com suas próprias habilidades, conhecimentos e com a sorte.

O livro básico (comprei o PDF no Drivethrurpg) é bem completo, tem 180 páginas, e inclui as regras básicas do jogo (criação de personagens, testes, combate, etc.), listas de nomes para personagens (nomes típicos das nacionalidades das regiões onde normalmente se passam as aventuras deste cenário - nomes germânicos, saxões, francos, italianos, nórdicos, etc), uma linha do tempo com os principais acontecimentos históricos da época retratada pelo cenário (por volta de 1.000 DC), um glossário de termos da idade das trevas, um pequeno bestiário (com algumas criaturas dos Mythos, como Deep Ones, Gugs, Crias estelares de Cthulhu, e outras do imaginário medieval, como dragões e unicórnios - estas reinterpretadas à luz dos Mythos) e uma aventura introdutória, para servir de exemplo para o mestre e dar o "flavor" de como deve ser narrado um jogo de Cthulhu Dark Ages.

Ainda não joguei, mas pretendo fazer isso em breve, assim que encontrar jogadores interessados, e provavelmente colocarei um resumo da aventura aqui. Acho que este cenário combina com Ravenloft, e os dois podem ser usados de maneira complementar.

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