terça-feira, 17 de dezembro de 2019

A terra de Barovia

Barovia é uma terra estranha.

Suas origens remontam a um passado imemorial, em um mundo já esquecido, sobre o qual nada é falado.

Foi a primeira terra a surgir no Semiplano do Pavor, e seu surgimento marca o ano 1 do calendário das terras das brumas - não que os habitantes de todos os domínios do medo saibam disso.



Para o observador incauto, trata-se de uma terra linda, com florestas e montanhas majestosas, de clima temperado, com invernos frios. Os picos dos montes Balinok, a principal cadeia de montanhas do domínio, estão cobertos por neve eterna. As florestas são densas e cobrem a maior parte da terra, e são habitadas, entre outras coisas, por lobos. Baróvia é, afinal, uma terra bonita, porém hostil. 

Seu povo vive sob a sombra de seu tirano e governante, o terrível Conde Strahd von Zarovich XI, o qual governa a terra a partir do Castelo Ravenloft. Ninguém em Barovia sabe disso, mas na verdade todos os Condes Strahd von Zarovich, do primeiro ao atual, são na verdade o mesmo homem, um terrível vampiro necromante, extremamente poderoso, porém prisioneiro de sua própria terra e condenado a sempre encontrar a reencarnação de sua amada Tatyana e não ter seu amor correspondido, vendo-a se suicidar, todas as vezes, para escapar do vampiro.

O povo Baroviano é pacato, e um tanto pessimista, resultado de séculos de domínio do Conde. Todos se vestem com roupas escuras e pouco chamativas, e as mulheres sempre se vestem totalmente de preto quando estão de luto -  e o costume é que o luto dure cinco anos, de maneira que dentro deste intervalo de tempo outro parente pode morrer, gerando outro período de cinco anos de luto e assim por diante. Há relatos de mulheres que só vestiram preto durante toda a vida, exceto talvez na primeira infância. 

Além dos nativos de Barovia, há os Vistani, um misterioso povo cigano que aparenta possuir misteriosas conexões com as brumas. Próximo ao Castelo Ravenloft há um grande acampamento Vistani, e os nativos dizem que há muito tempo os ciganos vivem sob a proteção do Conde Strahd, o que parece ser verdade: ninguém nunca se atreve a incomodar os Vistani, e sempre que um grupo de forasteiros chega a Barovia e interage de alguma maneira com os ciganos, o Conde Strahd sempre é informado logo em seguida - talvez eles ajam como seus espiões, em troca de abrigo e proteção.

Diversos tipos de monstros podem ser encontrados no domínio, mas que ais se destacam são aqueles "inventados" pelo próprio Conde Strahd através de seus profundos conhecimentos de necromancia: os zumbis e esqueletos de Strahd, que são mais fortes que suas contrapartes "comuns", e mais resistentes ao Poder da Fé dos clérigos, tornando-os muito difíceis de serem afastados, representando um verdadeiro desafio para aventureiros desavisados. 


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Ganchos para aventuras em Barovia:

Praticamente toda aventura em Barovia vai envolver o Conde Strahd, seja como o principal antagonista, seja como uma ameaça latente pairando sobre os jogadores, ou até mesmo como aliado improvável. Geralmente as aventuras em Barovia seguem as seguintes linhas narrativas:

- Os heróis são contratados pelo burgomestre de Barovia para resgatar a filha de um rico comerciante local (ou do próprio burgomestre), que foi sequestrada pelo Conde e levada para o Castelo Ravenloft (a moça é uma reencarnação de Tatiana, o amor perdido do Conde) - os heróis deverão encontrar o caminho até o castelo (enfrentando perigos como lobos, zumbis de Strahd, Vistanis, etc.), e sobreviver ao dungeon que é o castelo (enfrentando vampiras escravas do Conde, esqueletos e zumbis de Strahd, gárgulas, e o que mais o mestre quiser enfrentar) e então lutar contra o próprio Conde (e não conseguir derrotá-lo de verdade, porque os Poderes Sombrios o tornaram realmente imortal)

- Os heróis são contratados por alguma autoridade ou entidade exterior a Barovia para destruir o Conde Strahd (pode ser um darklord rival, como Azalin, o Lich, ou o líder de alguma ordem de clérigos ou paladinos, ou alguém rico cuja vida foi de alguma forma afetada pelo Conde)

- Um dos heróis do grupo quer se vingar do Conde Strahd por alguma razão, e chama seu grupo para ir ao Castelo Ravenloft para cumprir a vingança (provavelmente terminará em tragédia)

- Os heróis são contratados pelo próprio Conde Strahd para resolver algum problema "menor" (ex: encontrar alguma relíquia perdida, recuperar um tesouro do Castelo Ravenloft que foi roubado) ou algum "grande problema" (destruir um lich que se instalou no domínio de Barovia e pode representar uma ameaça potencial para o Conde, frustrar os planos de outro lorde vampiro que ousou desafiar Strahd, ou um cidadão de Barovia que resolveu se aprofundar no estudo da magia e agora é visto como um rival pelo Conde) - estas aventuras podem terminar com Strahd traindo os heróis e sendo o verdadeiro "chefão final" ou então honrando sua palavra e entregando a recompensa prometida (pode ser um item mágico poderoso que estava em sua posse, pode ser simplesmente a permissão para sair de Barovia, pode ser a libertação de algum amigo dos heróis que ele estava mantendo como refém... as possibilidades são infinitas)

- Os heróis são nativos de Barovia e têm que resolver algum problema enfrentado por seus concidadãos e que não atraiu a atenção do Conde (ex: licantropos se multiplicando nas florestas e ameaçando os fazendeiros e caçadores, ou uma gangue de bandidos assaltando as caravanas de comerciantes, ou um misterioso sequestrador que está raptando as crianças ou moças da cidade, etc.) >> se bem que eu acho improvável que haja algum acontecimento em Barovia que não chame a atenção do Conde Strahd (afinal, como ele próprio diz, ele "é" a terra)

 Uma coisa boa nas aventuras centradas em Barovia, por mais clichês que sejam, é que são boas para aventuras one-shot, o que é muito bom para quem tem um grupo de RPG que não consegue se reunir com frequência.



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