quarta-feira, 20 de maio de 2020

Darklords de Ravenloft - Adam, o golem de carne

Embora os jogadores a princípio possam confundir as coisas e achar que se trata do Dr. Victor Mordenheim, acontece que o verdadeiro darklord de Lamordia é Adam, a mais terrível criação do excêntrico cientista.


Adam (Ravenloft) | Villains Wiki | Fandom
Adam, como é retratado no livro Domínios do Medo


Adam é a maior criação do Dr Victor Mordenheim, feito de partes de diferentes cadáveres que o cirurgião coletou para seus experimentos, e também com uma pequena ajuda dos deuses daquele mundo (como o Dr Mordenheim zombavam dos deuses e estava de fato "brincando de deus", eles resolveram lhe dar uma lição, e deram uma verdadeira centelha de vida ao seu experimento, Adam).

O grande problema é que a alma designada para animar aquele corpo era uma cheia de ódio e rancor, de modo que o golem não  tardaria  para  exibir um comportamento perigoso além do comum.

No começo, o Dr Mordenheim e sua esposa o trataram como um filho e tentaram lhe ensinar a viver em sociedade. Porém quando o casal teve uma filha da maneira convencional, Adam passou a se comportar diferente, principalmente em relação à sua "mãe" e sua "irmã". As brumas de Ravenloft tremiam em antecipação ao mal que estava por vir. Numa fatídica noite, Adam sequestrou sua irmã e feriu brutalmente a esposa do Dr Viktor Mordenheim, e escapou para a noite, desaparecendo. Naquele momento, o Schloss Mordenheim, residência da família, e as cidades próximas, foram cercadas pelas brumas e tragadas para o semiplano do pavor.
CELTIC PUMPKIN: The Flesh Golem in Ravenloft
O criador e sua criatura, conforme retratados no guia de campanha de Ravenloft (acho que da Black Box)


De uma forma sinistra, Adam e Victor Mordenheim, o criador de seu corpo, estão ligados. O sofrimento sentido por um também será sentido pelo outro, e se um deles morrer o outro também morrerá, fazendo do cientista e de sua criatura dois lados da mesma moeda macabra. 
O castigo de Adam é nunca ser aceito na sociedade, ser para sempre temido por todos e tratado como um monstro, e por esse motivo ele é amargo e frustrado, sendo que suas emoções contidas acabam transbordando em ações violentas e malignas. O castigo do Dr. Mordenheim é estar fadado a sempre falhar em suas tentativas de replicar o experimento que criou Adam e nunca conseguir realmente salvar sua esposa, a qual é mantida viva, por um fio, graças às máquinas inventadas pelo trágico  cientista, necessitando de maquinários cada vez mais complexos para continuar viva. Nas raras vezes em que a pobre moça desperta de seu  coma induzido, ela suplica para que Mordenheim a a deixe morrer, mas o cientista ignora seus apelos: tudo o que ele quer é encontrar um jeito de restaurar a saúde de sua amada, não importa o preço, e isso já custou a sanidade de sua esposa (além da sua própria, é claro).

Entretanto, foi a Adam que os poderes sombrios concederam o domínio da terra de Lamordia. Quando ele não quer que ninguém saia de seu domínio,  ele é capaz de invocar uma terrível tempestade de neve que fecha as fronteiras, arremessando de volta todos os que forem tolos o suficiente para tentar atravessá-la. Tais nevascas são observadas até mesmo no ápice do verão Lamordiano.
Sendo um golem de carne, Adam conta com uma força descomunal e grande vigor físico, superiores até mesmo ao de seus "irmãos" imperfeitos que foram criados posteriormente pelo cientista, em diversas tentativas frustradas de replicar o experimento que deu vida a Adam.

Além disso, Adam é imune ao frio e precisa de pouca comida ou bebida para sobreviver, o que o permite viver como um eremita numa caverna na Ilha da Agonia.
Por outro lado, sua aparência hedionda contribui para que ele seja temido por todos e tratado como um monstro sempre que ousar aparecer à luz do dia sem um disfarce (e não deve ser fácil para ele se disfarçar). Sua pele de cadáver é coberta de manchas e feridas semi-cicatrizadas oriundas da montagem de seu corpo, e sua cor varia desde o cinza mórbido de um cadáver conservado em formol até tons levemente azulados próximos ao rosto. Seus cabelos são negros e sebosos, e caem desgrenhados emoldurando seu rosto grotesco, este também repleto de cicatrizes. Seu olhar transmite sempre a agonia, o desespero e o amargor que mal se escondem em seu coração profano. Trazido para este mundo por conta das experiências blasfemas de seu "pai" e seu desdém por tudo o que é divino, Adam tem todos os motivos do mundo para detestar seu criador, e seu maior tormento é ser incapaz de matá-lo, dado o vínculo que os une.

Uma alma atormentada, condenada a uma eternidade de tristeza no semiplano do pavor.

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No jogo:

- Ao contrário do que muitos poderiam imaginar, Adam não é um gigante desajeitado ou um golem estúpido e quase robótico: ele é astuto e sagaz, evitando combates diretos e utilizando o terreno para sua vantagem e táticas de guerrilha sempre que possível, além de saber ser discreto e extremamente paciente, esperando o momento certo para agir, e sendo capaz de usar habilidades de ladrão como "ouvir Ruídos", "Mover-se em Silêncio", "Esconder-se nas Sombras" e "Escalar Paredes", todas com 80% de chance de sucesso;

- É imune ao frio e à eletricidade naturais, e sofre apenas metade do dano de ataques mágicos destes tipos;

- Absorve magias que não causam dano imediato, usando-as para recuperar pontos de vida, à taxa de 1 PV para nível da magia absorvida;

- Imune a armas comuns e a ataques físicos;

Ficha do personagem (para AD&D, conforme o livro Domínios do Medo)

Tendência: Caótico e Mau (Cruel)
CA: 10
Movimento: 15
Dados de Vida: 12
Tac0: 9
nº de ataques: 2
Dano/Ataque: 2d8
Resistência contra magia: 25%
FOR: 20
DEX: 17
CONS: 20
INT: 16
SAB: 12
CAR: 02

** Como um toque pessoal:
- eu exigiria que os PJ fizessem um teste de medo na primeira vez que o avistassem, devido à aparência grotesca de Adam (vide os míseros 2 pontos de carisma)
- embora não esteja claro no Domínios do Medo, fica implícito que Adam não usa armas, e prefere atacar com os punhos quando em combate direto, ou então usando o terreno (arremessando rochas, troncos de árvore, ou qualquer objeto pesado que esteja à disposição). Sendo assim, dependendo da situação, eu colocaria Adam usando armas "rústicas" como clavas, galhos de árvore, etc. Conforme o desenrolar da aventura, não acho difícil que ele roubasse o malho de um ferreiro, na calada da noite, para usar como arma e se defender, caso se sinta ameaçado de alguma maneira pelos PJ (como se fosse fácil ameaçar um gigante desses)



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