sábado, 23 de maio de 2020

O Domínio de Kartakass


Inspirado na Alemanha de nosso mundo, Kartakass é uma terra de vastas florestas e apenas duas cidades importantes: Skald e Harmonia, ambas com cerca de dois mil habitantes cada. Como os nomes das cidades sugerem, é uma terra cujo povo possui fortes inclinações musicais, de modo que muitos dos bardos nativos de Ravenloft são de Kartakass ou estudaram música neste domínio.

As florestas do domínio são densas, com trilhas sinuosas e de difícil travessia, e normalmente são cobertas de neblina ao entardecer, o que dificulta ainda mais a vida dos viajantes. As colinas são crivadas de cavernas, e o terreno em muitos pontos é rochoso.

A cidade de Skald, a maior e mais importante, é conhecida por suas lã de excelente qualidade (reconhecida até mesmo em outros domínios do semiplano do pavor). O povo mora em casas de apenas um andar com telhados de palha, sendo que os mais ricos usam telhas vermelhas importadas
(pelo visto não há olarias em Kartakass...), para evitar os pássaros noturnos que costumam roubar a palha dos telhados dos pobres para fazerem ninhos (o que exige constante manutenção). Todas as janelas de todas as casas possuem fortes ferrolhos para que sejam trancadas por dentro todas as noites, algo extremamente necessário, tendo em vista que os lobos de Kartakass são sobrenaturalmente audazes e maliciosos e costumam andar nas ruas de Skald à noite, adentrando as casas que foram esquecidas abertas. Por este motivo, a maioria das pessoas não sai à noite, e todos os nativos evitam as florestas depois de escurecer.
A outra cidade importante, Harmonia, é a "rival" de Skald no que tange à música, com seus habitantes clamando terem as melhores vozes de Kartakass. Os Skaldianos obviamente discordam.

Kartakass - Maps
A maioria dos Kartakenses são loiros, com olhos azuis e pele clara. Raramente alguém nasce com cabelos castanhos ou escuros. Todos têm propensão a desenvolver talentos musicais, principalmente para o canto, e por conta disso o povo inventou muitas canções populares, para diversas ocasiões, e praticamente a qualquer hora do dia um viajante pode ouvir algumas destas músicas vindo de dentro de estalagens, entre as batidas dos martelos dos ferreiros, ecoando pelas colinas, florestas e estradas. 
A música é tão importante para os Kartakenses que o cargo de burgomestre é exercido por um Meistersinger (literalmente "mestre cantor" em alemão), que age como uma mistura de legislador, tutor das crianças da cidade e mestre das tradições. O Meistersinger também é responsável por julgar as competições musicais que ocorrem de tempos em tempos em todas as cidades de Kartakass. O próprio cargo de Meistersinger é decidido através de uma competição anual de canto e narração.

Outra característica marcante do povo é o gosto por contar histórias, e é normal que as famílias se reúnam à noite ao redor de suas lareiras para contar histórias fantásticas (chamadas de "feeshkas" - pequenas mentiras), as quais também são objeto de competições.

Em suma, o povo Kartakense é um povo feliz, e seu maior temor vem dos lobos. Uma lenda folclórica particularmente popular (e de certa forma temida) naquela terra é a história do "Pai dos Lobos", um grande e astuto lobo, vindo de uma terra distante, de além da neblina, que foi o responsável por ter dado a audácia e a astúcia aos lobos da terra, os quais, desde então, perambulam livremente pelas ruas à noite e invadem as casas que são esquecidas abertas. Conta-se que o Pai dos Lobos foi o primeiro lobo visto em Kartakass a caminhar sobre duas pernas, como se fosse um ser humano. Embora seja raro, mais lobos com esta estranha habilidade foram avistados perambulando nas estradas, nas florestas e até mesmo no centro de Skald e Harmonia, porém nem todos os Kartakensses realmente acreditam nisso. Os trabalhadores às vezes se reúnem em tavernas à noite, cansados após um longo dia de trabalho, e ficam contando histórias. Os mais ousados dizem até mesmo que alguns dos nobres e dos mais ricos comerciantes de Skald, bem como suas famílias, são na verdade lobos disfarçados de homens, e que eventualmente saem à noite em suas verdadeiras formas para caçar andarilhos incautos. Porém os que dizem tais histórias são constantemente motivo de piada, e não são muitos que os levam a sério.



RA1-Feast of Goblyns | Ravenloft Wiki | Fandom
Feast of Goblyns, uma das primeiras aventuras oficiais de Ravenloft como cenário de campanha. Esta aventura se passa em Kartakass

=======*******=======

Ganchos para aventuras em Kartakass:

- Um grupo de ladrões planeja um roubo à mansão de uma importante família de comerciantes de lã de Kartakass, porém ao invadir a casa (que mais parece uma fortaleza), se deparam com a terrível natureza de seus habitantes, e agora são caçados pelos corredores da mansão, devendo escapar para salvar suas vidas
- O bardo do grupo se interessa em participar de uma das competições de canto e contos de Skald (ou Harmonia). Porém, na véspera da competição, o bardo some misteriosamente da estalagem onde o grupo está hospedado, e agora cabe ao PJ encontrarem seu companheiro
- Os lobos estão se multiplicando demais na cidade, porém o Meistersinger se recusa a tomar uma atitude, e o povo local, com medo por causa das histórias que escutam desde que são crianças, não se une para resolver o problema. O líder dos fazendeiros, os mais afetados pelos lobos, então contrata um grupo de aventureiros que estava passando pela cidade, para lidar com o problema. Investigando mais a fundo, os PJ chegam até uma caverna no coração de uma das florestas do domínio, e lá descobrem uma terrível conspiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário