domingo, 24 de maio de 2020

Darklords de Ravenloft - Harkon Lukas, o bardo


        No domínio de Kartakass, há uma lenda que fala a respeito de uma criatura conhecida como "o Pai dos Lobos". Todos os cidadãos daquela terra conhecem a história, pois a escutam desde crianças, e todos os viajantes que passam por Skald, Harmonia, ou qualquer uma das cidades menores de Kartakass já a ouviram também, visto que os Kartakenses são contadores de história natos.
Todos os viajantes e aventureiros e até mesmo os nativos de Kartakass que tenham tido a infelicidade de ter feito inimizade com Harkon Lukas, o Meistersinger da cidade de Skald, no mínimo suspeitam que a história do Pai dos Lobos talvez se refira, de certo modo, a este terrível homem.

Harkon Lukas, conforme a arte da "Black box", a 1ª edição de Ravenloft


          Na verdade, não se trata de um homem. Poucos são os que descobriram este segredo e viveram para contar a história, mas Harkon Lukas é na verdade um monstro peculiar, um Wolfwere, uma criatura vil cuja forma verdadeira é a de um lobo, e que possui o poder de assumir a forma humana à vontade, e também uma terrível forma intermediária: um monstro lupino humanóide que caminha sobre duas patas. Embora sua forma verdadeira seja a de um lobo, Harkon prefere passar a maior parte do tempo na forma humana, na qual ele costuma assumir a forma de um homem alto e de beleza excepcional, com o rosto avermelhado, longos cabelos castanhos, bigodes escuros "afiados" e olhos de um azul brilhante. Além disso, ele normalmente usa roupas espalhafatosas e chamativas, geralmente folgadas (na forma intermediária entre lobo e humano, suas roupas estão perfeitamente ajustadas). Além disso, ele é capaz de assumir qualquer forma em qualquer raça humanóide, masculina ou feminina. 

        Nativo da terra distante de Cormyr, Harkon vivia com seus semelhantes, mas ao contrário destes, fazia planos de longo prazo, detestava a solidão e tinha sede de poder. Fascinado pela humanidade e disposto a tornar-se um senhor de homens (uma vez que foi incapaz de tornar-se um líder em sua própria raça), assumiu a forma humana e viajou por muito tempo disfarçado de menestrel ambulante, tentando se misturar ao máximo aos seres humanos e aos poucos ir galgando posições de poder. Cometeu crimes terríveis para alcançar suas ambições, matando muitos inocentes no caminho. Seus crimes logo chamaram a atenção das brumas, que o trouxeram então para o pavoroso domínio de Barovia.  
         Frustrado por se ver numa terra estranha, Harkon Lukas acalmou seus ânimos saciando sua sede de sangue, matando os lobos e lobisomens que abundavam na região. Não demorou muito para que o Wolfwere entrasse em conflito com o lorde vampiro que domina aquela terra, e por ele quase foi destruído, escapando, por pouco, para as brumas, tendo emergido então no recém formado domínio de Kartakass, que os Poderes Sombrios colocaram sob seu controle.
          Os Poderes Sombrios atenderam o seu desejo de comandar e ser um regente de homens, mas como sempre de uma forma distorcida e irônica: Harkon Lukas de fato é o lorde de Kartakass, mas aquela terra não possui nada de importante, apenas duas cidades, algumas vilas, aldeias e florestas, de modo que a verdadeira ambição de Lukas não foi satisfeita: ele não é senhor de um grande e importante reino, ele não é um grande soberano. É apenas o xerife de uma terra de ninguém, sem importância alguma na ordem das coisas.
             Na maior parte do tempo sua atitude e personalidade são descontraídas e joviais, e ele sempre parece estar de bom humor, e nunca se sente ofendido por insultos ou ameaças. Porém, quando suas maquinações e planos são frustrados de alguma maneira, Harkon Lukas se entrega a um surto de raiva e mau humor que normalmente levam a atitudes violentas e drásticas, que podem durar dias. Após tais episódios, ele fica recluso por bastante tempo, e é durante tais períodos de reclusão que ele arquiteta a maior parte de seus planos.


Arte do livro Domains of Dread, o último guia de camapanha de Ravenloft  do saudoso AD&D2e




Harkon Lukas representado na capa da aventura Feast of Goblyns



=======*******=======
No jogo: 

- Harkon Lukas é um lobo metamorfo, ou seja, ele é exatamente o contrário de um lobisomem (o nome da criatura em inglês é "Wolfwere", o que já dá uma ideia): sua forma original é a de um lobo, e ele é capaz de assumir a forma humana (um mero disfarce) e uma forma intermediária (igual ao lobisomem "clássico") - importante notar que ele não é um licantropo, ou seja, os PJ que sofrerem sua mordida não estarão infectados com licantropia e não se transformarão em lobisomens, mas para o mestre do jogo acredito que seja mais interessante omitir este detalhe e deixá-los na dúvida;

- Outra diferença em relação aos licantropos é que Harkon Lukas e os de sua espécie não necessitam da lua cheia ou de qualquer outro "gatilho" semelhante: eles se transformam a hora que querem, e quantas vezes quiserem;

- Como bardo, Harkon Lukas é capaz de tocar harpa e cantar. Dentro de seu repertório, há algumas músicas que atraem lobos (3d4 lobos em 2d6 rodadas, se executadas com sua harpa, e 1d6 lobos se cantadas apenas usando a voz). Como uma brincadeira cruel, Harkon ensina algumas dessas músicas para os viajantes incautos...

- Ele também é capaz de usar as seguintes habilidades: Escalar muros (80%), Ouvir ruídos (50%), Furtar bolsos (30%) e Decifrar linguagens (35%)

- Aleatoriamente, ele é capaz de as seguintes magias (como será feito o sorteio fica a critério do mestre, óbvio):

     - 1º círculo: Área Escorregadia, Dardos Místicos, Disco Flutuante de  Tenser, Expandir, Força Fantasmagórica
       - 2º círculo: Arrombar, Escuridão 4,5m, Mão Espectral
       - 3º círculo: Lufada de Vento, Toque Vampírico

- Quando deseja fechar seu domínio e impedir que alguém escape de Kartakass, todos aqueles que tentam cruzar a fronteira escutam uma canção suave que os induz a um sono profundo, impossível de resistir. Acordam 1d6 rodadas depois, mas se insistirem em caminhar na direção da fronteira, cairão no sono novamente, de modo que ninguém consegue escapar daquela terra se Lukas não permitir.

- Com sua voz, ele consegue comandar qualquer animal selvagem em seu domínio. Obviamente ele prefere usá-la para comandar os lobos, mas não seria difícil para ele usar pássaros e outras criaturas menores como seus espiões.

- Harkon é dono de uma Espada de Fúria +1,  da qual é incapaz de se separar por muito tempo: sempre que ele entra em combate, ela aparece magicamente em sua mão, não importando onde estivesse guardada, e a maldição da espada sempre o obriga a lutar até a morte. Lukas consegue usar a espada tanto na forma humana quanto na intermediária

Ficha para AD&D:
Lobo metamorfo, bardo de 7º nível
Tendência: Neutro e Maligno (Egoísta)
CA: 8 (3)
Movimento: 12 (15, 18)
Dados de Vida: 7
PV: 35
Tac0: 17 (13)
nº de ataques: 1(2)
Dano do Ataque: Depende da arma (2d6, 2d6)
Ataques especiais: cantar, magias (1º, 2º e 3º círculos)
Defesas Especiais: Só é afetado por armas de ferro frio ou armas mágicas +1 ou melhores
Resistência contra magia: 10%
FOR 14 (18)
DEX 16
CONS 15 (18)
INT 16
SAB 10
CAR 18



Uma bela miniatura representando o terrível Harkon Lukas, empunhando sua espada da fúria e vestido à sua maneira espalhafatosa.

=======*******=======

Como um toque pessoal:

- Eu colocaria Harkon Lukas sempre acompanhado de 2 ou mais lobos para protegê-lo em situações de combate, caso o contexto permita (por exemplo: um combate numa floresta ou à noite na cidade) - ficaria a critério do mestre decidir se algum dos lobos ou ambos não seria na verdade um Wolfwere em sua forma verdadeira;

- Uma estratégia que ele provavelmente usaria contra pessoas que considerasse suspeitas ou ameaçadoras (provavelmente seria o caso dos PJ), seria já ir cantando sua música que atrai lobos desde a aproximação com o grupo, como uma forma de se garantir, e os lobos atraídos ficariam escondidos ao redor, aguardando a ordem de seu mestre para atacar;

- Apesar do que escrevi acima, imagino que Harkon Lukas seja um vilão que prefira evitar combates diretos (quando está calmo), e use seus lacaios para fazer o trabalho sujo, tal qual um chefe da máfia (ele usaria Wolfweres, lobos comuns, e outros animais selvagens como ursos, javalis, etc. além de provavelmente usar pássaros e roedores como espiões)

Nenhum comentário:

Postar um comentário