terça-feira, 7 de novembro de 2023

Resenha - aventura para Ravenloft - Castles Forlorn




Castles Forlorn foi uma caixa de expansão para Ravenloft contendo 3 livros e 2 mapas,  detalhando mais o domínio de Forlorn e seu darklord, o vampyro/fantasma Tristen ApBlanc, um dos mais cruéis vilões de Ravenloft (e também dos menos conhecidos). 

O conjunto foi publicado há 30 anos, em 1993.

O domínio e sua história foram inspirados na Escócia e em seus famosos clãs, com direito até mesmo à sua versão macabra do Loch Ness e seu monstro (vide a tampa da caixa, acima).

Os livros que estão incluídos neste boxed set são:

The Weeping Land - livro de 96 páginas que descreve em detalhes o domínio, sua história, personagens notáveis e o dark lord. É uma boa fonte de inspiração para planejar aventuras no domínio de Forlorn.

Melancholy Meetings - livro de 32 páginas com (curtas) aventuras situadas fora do Castelo Tristenoira, em diversos lugares na estranha terra de Forlorn.

Eve of Sorrows - livro de 32 páginas com uma aventura não-linear  situada no Castelo Tristenoira. Contém uma descrição de cada sala do castelo nas três épocas possíveis de serem visitadas pelos personagens dos jogadores. Os objetivos dos jogadores, as tramas, e como serão os encontros com os NPC ficam a cargo do mestre.

O kit completo, com os livros e mapas


O Domínio

A terra de Forlorn, em si, é bem pequena, montanhosa e coberta de florestas em suas terras baixas. O clima é chuvoso e nevoento, e no curto verão uma neblina vaporosa cobre o céu, pouco revelando o sol. O chão é lamacento, culpa da altíssima umidade. Por conta disso, não é incomum que viajantes que passem por esta terra amaldiçoada se deparem com pântanos e lamaçais.

É habitada predominantemente por goblyns (humanos amaldiçoados pelos poderes sombrios, que adquiriram uma aparência horrorosa semelhante a Goblins - só que com "i" ao invés de "y". Estas criaturas apareceram pela primeira vez na aventura Feast of Goblyns, a primeira aventura publicada para Ravenloft - leia a resenha aqui!), os quais obedecem aos comandos telepáticos do terrível Tristen ApBlanc, e vivem a desmatar as florestas do domínio (trata-se de uma vingança do darklord contra os pouquíssimos druidas que ainda restam naquela terra, os quais são, de fato, os únicos seres humanos encontrados por lá). Fora os goblyns, as florestas são infestadas de lobos, ursos, e também por criaturas sobrenaturais, principalmente fantasmas. 

As únicas construções notáveis são as ruínas do castelo Tristenoira (fortaleza do clã ApBlanc) e do castelo Forfarmax (lar do clã MacFarn).

Outro local curioso é o Lago das Lágrimas Vermelhas, um lago profundo, lar de Agatha, uma temível serpente aquática morta-viva.


O Darklord



Tristen ApBlanc é um homem verdadeiramente amaldiçoado: durante a noite ele "vive" como um fantasma, e de dia torna-se um vampyro (não confundir com "vampiro": ambos têm caninos proeminentes e bebem sangue, mas os vampiros são mortos-vivos e temem a luz do sol, e por este motivo precisam se esconder durante o dia, enquanto que os vampyros estão vivos e não são afetados pela luz do dia, e por este motivo conseguem se misturar mais facilmente à população normal). Recentemente publiquei a história completa deste intrigante personagem (link aqui).

Miniatura de Tristen ApBlanc na forma de Vampyro (a qual ele assume durante o dia)

Miniatura de Tristen ApBlanc na forma de Fantasma, a qual ele assume à noite


Aventuras em Forlorn

Esse boxed set não foi feito com nenhuma grande aventura / campanha específica em mente: foi pensado para ser apenas uma imensa fonte de lore para que os mestres inventassem as aventuras que quisessem naquele domínio, em um estilo "mundo aberto". Obviamente, há diversas sugestões e ganchos para aventuras ao longo dos 3 livros deste kit.

O grande diferencial desse cenário são as distorções temporais: tantos crimes foram cometidos no castelo ApBlanc, e há tantos fantasmas vingativos rondando seus corredores, que toda essa energia negativa desestabilizou a própria existência do castelo, e lá dentro o tempo passa de forma irregular, alternando entre 3 épocas bastante distintas: 

    Castelo "A"o período em que Tristen era conhecido como "o Menestrel ApBlanc", e o castelo era só uma torre. Nesta época, Tristen já havia perdido os dois filhos, e sua filha Brangain já estava desaparecida há quase um ano. Há servos (humanos) no castelo, os monstros já existem na terra de Forlorn, mas são uma ameaça muito distante, e tudo parece normal. Interessantemente, este período é uma oportunidade para os jogadores escaparem de Ravenloft, pois nesta época o castelo ainda não havia sido tragado para o semi-plano do pavor. Porém,  se escaparem, terão que viver no plano onde Forlorn se situava originalmente (mas quase certamente melhor do que viver em Ravenloft)

    Castelo "B" - situação no "período do terror", após o fim da guerra civil entre o exército de Tristen ApBlanc e o clã ApFittle. O castelo está em franco processo de ser tragado para Ravenloft, e está em decadência por conta da guerra. Os sobreviventes do clã ApFittle estão presos nas masmorras, e Tristen usa a alcunha de Marc ApBlanc. Os trabalhadores do castelo são criminosos e mercenários contratados por Tristen. Tremores e tribulações percorrem a terra, como um sintoma da transição para o semiplano do pavor. Muitos monstros (worgs, ents malignos, goblyns) perambulam livremente pelas florestas, aterrorizando camponeses e caçadores, e fantasmas assombram o castelo ApBlanc à noite.

    Castelo "C" - decadência total do castelo, agora conhecido como "Tristenoira" pelos viajantes oriundos de outros domínios de Ravenloft. Não há mais humanos, exceto por uns poucos druidas que vivem escondidos. No castelo há somente monstros e fantasmas - e uns poucos druidas infelizes que estão aprisionados nas masmorras de Tristen. O sol já não brilha mais em Forlorn: todo dia ou está chovendo, ou está enevoado. Relâmpagos cortam o céu frequentemente.

No livro Eve of Sorrows, há uma descrição de cada sala do castelo Tristenoira nas três épocas acessíveis aos jogadores, e cabe ao mestre criar um motivo para os personagens dos jogadores estarem ali e narrar a aventura. As histórias dos principais personagens (a maioria fantasmas) dão bastante pano para manga para tramas. A idéia mais óbvia para mim é algum fantasma pedir aos PJ que se vinguem de seu assassino, ou, como o livro sugere, fazer com que Tristen se finja de vítima e tente convencer os jogadores a ir numa busca para destruir o fantasma da druida Rual. 

Outra idéia seria os jogadores resgatarem prisioneiros das masmorras de Tristen, como os druidas (no castelo C) ou os sobreviventes do clã ApFitle (castelo B)

O livro previne desde já a ocorrência de paradoxos temporais: caso os jogadores façam algo no passado que afete algum evento ou personagem no futuro, este efeito não ocorrerá,  e os eventos da história seguirão normalmente. Ou seja, mesmo que consigam impedir Tristen de matar algum personagem no passado (castelo A ou B) isso não alterará o futuro (Castelo B ou C)

Personagens notáveis

Flora ApBlanc - a mãe de Tristen ApBlanc vaga pelo castelo Tristenoira como fantasma, repetindo sem parar, noite após noite, seus momentos finais de vida: correndo de seus aposentos no castelo em direção à campina onde fica o carvalho sagrado, onde foi enforcada. Nada é capaz de tirá-la desta eterna repetição de eventos. Ela desaparece momentos depois de ser "enforcada" novamente no carvalho. E pouco depois ressurge em seus aposentos para reiniciar o ciclo.

O Mestre-Caçador - um guerreiro lendário sobrenatural, oriundo da mitologia celta. A cada noite há 15% de chance de ele aparecer, acompanhado por uma matilha de 20 cães de caça. 

uma miniatura do Mestre Caçador, do kit de miniaturas para Castles Forlorn feito pela Ral Partha


Rual - vaga pelo castelo como fantasma, e seu único objetivo é vingar-se de Tristen ApBlanc. Ela geralmente se manifesta na forma de uma névoa, e como teve a garganta cortada por Tristen, é incapaz de falar. Ela manipula os personagens dos jogadores, atraindo-os para onde ela quer que eles vão, e sempre visando machucar Tristen ou atrapalhar seus planos de alguma forma. Entretanto, ela não permitirá que os aventureiros matem Tristen, se tiverem a chance, pois para ela o ideal é que o vampyro viva para sempre, preso em sua maldição.

Isolt ApBlanc - aparece viva nos tempos do "Castelo A", uma mulher amargurada em um casamento infeliz, lamentando a morte de seus dois filhos e o desaparecimento de sua filha. Nos tempos dos castelos B e C, ela aparece como fantasma, e se dedica a desvendar o mistério por trás do desaparecimento de sua filha. Nesta forma ela é muito perigosa, pois está desesperadamente procurando sua filha, e será capaz de possuir o corpo de qualquer personagem que julgar fisicamente capaz de chegar até onde sua filha estiver. Personagens possuídos morrem, e só podem ser trazidos de volta à vida através de feitiços.

Miniaturas

A empresa fabricante de miniaturas Ral Partha produziu um kit de miniaturas específico para este boxed set, com 12 miniaturas, representando o darklord Tristen ApBlanc na forma de fantasma e de vampyro, sua esposa Flora ApBlanc, e até mesmo (toscamente, em minha humilde opinião) um disco vazio com a imagem de duas pegadas para representar um fantasma invisível - representando Rual (poderiam ter feito uma miniatura dela viva, ou de um fantasma com as feições dela... nem imagino porquê a empresa optou por incluir um disco vazio nesse kit...).






O boxed set junto do kit de miniaturas. Provavelmente nunca vendidos no Brasil, ainda mais juntos!!


Pena que essas coisas quase nunca vem para o Brasil (se bem que, se viessem, esse kit provavelmente custaria mais de R$ 500,00  - entre impostos excessivos e a margem de lucro mais alta que costuma ser cobrada pelas empresas daqui)

4 comentários:

  1. Gronark, o Senhor do "Amor"8 de novembro de 2023 às 08:56

    Não é mais necessário falar sobre os livros antigos do cenário das brumas, Bardeco! Agora os novos e "verdadeiros" jogadores de D&D possuem o lindo e épico "Ravenloft 5e! Esse livro "atualizou" o cenário para tornar os jogos em "espaços seguros", ogual a um episódio de "Scooby-Doo", para os "avatares" do jogadores. Além disso os vilões também mudaram e foram corrigidos, já que as bruxas agora possuem artes seguras, onde elas são meramente mulheres veganas praticantes de wicca que apoiam o direito das mulheres de abortarem! Afinal, o verdadeiro inimigo para os meus Bruxos da Costa são as pessoas brancas, não "HDTV" e cristãs. No fim, o amor vencerá o ódio! HAHAHAHAHAHA

    Você também não precisa se preocupar com preços! Já que é um "bostileiro" amaldiçoado a viver nesse reino sob o julgo da "Estrela Vermelha"! Agora pague seus impostos para poder custear as mordomias de meus cultistas no governo, além de ajudar a financiar a "campanha vermelha" nos reinos vizinhos! Bostileiros não precisam de livros e miniaturas, mas sim de futebol, brigas de torcidas e impostos! HAHAHAHAHAHAHA

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    1. "No dia em que a Estrela Vermelha subir ao céu, as pessoas de bem trabalharão como nunca, e o resultado de seu suor será convertido em mordomias para os parasitas da sociedade, de modo a facilitar a corrupção dos indefesos e assassinato daqueles que ainda não vieram ao mundo"

      - Profecia da Estrela Vermelha.

      Muito obrigado, nobre bardo, por uma vez mais compartilhar o legado do VERDADEIRO Ravenloft (não conhecia essa aventura, e só de ler sobre ela e ver as imagens que colocou no post, já senti saudades). Ravenloft 5e não passa de mais uma piada de mal gosto dos Bruxos da Costa. Interessante notar que mesmo com todos os "mimos" que foram colocados, ninguém da nova geração joga nesse cenário. O que mostra, como já havíamos discutido antes, que a WotC brutalizou e perdeu sua base real de jogadores apenas para tentar criar um novo público que, no fim, é tão real quanto o "amor" que os cultistas de Gronark disseminam...

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    2. Caramba, eu ri desse comparação de Ravenloft 5e com Scooby-Doo, é bem por aí, gronark... às vezes até você acerta uma! Se bem que até um relógio quebrado acerta duas vezes por dia, então você ainda está atrás de um relógio quebrado... deixa para lá! Mas, de fato, Ravenloft 5e é um tipo de "Scooby-Doo RPG", só falta no final da aventura os "heróis" tirarem a máscara do vampiro Strahd e descobrirem que ele na verdade é o "sr Walter", o dono da empreiteira que quer demolir o castelo "assombrado" para construir um hotel de luxo, e precisava espantar os legítimos donos do castelo para conseguir autorização da prefeitura para demolir tudo! E no fim da aventura o "sr Walter" / Strahd dirá que teria conseguido se não fossem "aqueles moleques intrometidos", e aí os policiais e os "heróis" vão rir todos juntos e vão passar os créditos da aventura... Realmente faz todo o sentido e combina com o mindset atual dos pseudo-jogadores e pseudo-autores de RPG.

      Eu tenho há meses um post no rascunho falando sobre bruxas, talvez esse post veja a luz do dia em breve...veremos!

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    3. Nobilíssimo Senhor dos Ventos, grato pelo elogio! Essa aventura de 30 anos atrás eu nunca joguei, pois requer um grupo dedicado de jogadores hardcore que aguentem todas as dificuldades impostas pelo cenário, o qual é repleto de armadilhas e inimigos mortais. Nunca tive um grupo tão dedicado assim, que tivesse evoluído os mesmos personagens por meses, por anos de aventuras, e tivesse alcançado a experiência necessária para jogar. E imagino que até para mestrar seja difícil!
      Não é um cenário para jogadores "faixa branca"!
      Incluí no post mais imagens dessa aventura, para o deleite de todos os jogadores old school!

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