segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Os livros da Fighting Fantasy (Aventuras Fantásticas)

Escrevi esta postagem inspirado por esta recente do site d30, referente aos 40 anos da série Fighting Fantasy.

Acho que todo mundo que joga RPG conhece os livros-jogo da Fighting Fantasy (publicados aqui com o nome de Aventuras Fantásticas), escritos por Ian Livingstone e Steve Jackson.

Esses maravilhosos livros-jogo eram a alegria da garotada na biblioteca da escola onde estudei. Lembro-me que havia uns 6 exemplares destes livros, e eram os mais solicitados da biblioteca. 

Não lembro de cabeça todos os que havia lá, mas lembro de que um deles era o "Ladrão da Meia-Noite" e outro era "A nave espacial Traveller". E, se não me falha a memória, o livro mais requisitado era o "Ladrão da Meia-Noite". 

Hoje em dia tenho uma pequena coleção destes livrinhos em casa. A maioria comprei em "sebos de rua" (é assim que eu chamo quando encontro livros sendo vendidos em toalhas estendidas numa calçada, geralmente por vendedores de bugigangas e sucatas), e pelo site Estante Virtual (para quem não conhece, é um market place focado em sebos). 

Sempre que posso, procuro comprar os antigos, com as artes "old school" na capa. Hoje em dia eles estão sendo republicados pela editora Jambô, mas com uma arte muito "moderna" para o meu gosto (e pelo visto, para o gosto de mais pessoas, pois já vi reclamações neste sentido na internet, da arte estar muito "new school"). 

Vejam, por exemplo, a capa old school do livro "A Mansão do Inferno":



E agora vejam a capa da versão atualmente comercializada pela editora Jambô:



A diferença é clara. Na versão old school, além da arte ter aquele charme típico das ilustrações da época (tem uma certa aura "artesanal", se é que me entendem), ela tem algo a ver com a história do jogo. Tem um demônio na capa, umas árvores sinistras e no fundo a mansão mencionada no título. Na versão "new school", além da arte ter aquele jeitão artificial de ter sido feita 100% numa mesa digitalizadora e depois passada num photoshop da vida (com todo o respeito ao artista), ela não tem muito a ver com o conteúdo do livro. 

Para dar o braço a torcer, imagino que esta imagem seja uma referência direta à primeira cena da história (como é logo na primeira ou segunda página, não é spoiler): você está dirigindo o carro no meio de uma tempestade e quase atropela alguma coisa. A capa talvez mostre esta "coisa" que você quase atropelou, e certamente mostra que está chovendo. 

(É, imagino que seja isso que a capa nova represente, e no fundo da imagem dá pra ver que tem uma sombra que lembra o contorno de uma mansão, mas mesmo assim julgo que a arte da capa desta versão nova foi uma escolha infeliz, no sentido de que poderia ter sido MUITO melhor).

Por este motivo, prefiro os antigos. Mas, até onde sei, a arte das ilustrações internas dos livros não mudou, e todos os que eu vi até hoje têm ilustrações muito boas e com um estilo mais para o lado dark fantasy (monstros bem feios, um pouco de gore, mas sem exageros) e com aquele charme de ilustrações artesanais, provavelmente feitas a nanquim.

O sistema de jogo é bem simples e funciona muito bem, com o personagem do jogador tendo pontos de Energia (pontos de vida), Habilidade (para as lutas e praticamente qualquer situação) e Sorte (usada em momentos específicos de cada livro e também como forma de o jogador ter uma segunda chance em jogadas ruins em lutas). Algumas aventuras ainda incluem mecânicas extras próprias - é o caso de "A Mansão do Inferno", que inclui a mecânica de pontos de Sanidade, por exemplo, e "A Nave Espacial Traveller", onde você tem de fato uma tripulação e os membros desta têm funções diferentes que são úteis conforme o momento da aventura (engenheiro, cientista, etc). 

Para jogar estes livros só se usa papel, lápis e 2 dados de 6 faces. Este é, na minha opinião, um sistema que deveria servir de exemplo para jogos de fantasia em geral (não sou muito fã de ter que consultar dezenas de tabelas), e os livros ainda têm números aleatórios em suas páginas, para ajudar os jogadores que porventura não tenham dados ou em situações onde seu uso seria inconveniente (por exemplo, caso você queira jogar em um ônibus durante uma viagem). A ficha de personagem (em branco) vem inclusa no próprio livro, e os valores de Energia, Sorte e Habilidade são sorteados antes de se jogar a aventura, numa jogada de 2d6. 

Outra coisa que gosto muito nesta coleção, além da simplicidade das regras, é sua praticidade: os livros são pequenos e cabem até no bolso da calça, então dá para carregar um desses e jogar em qualquer lugar.


Minha coleção atual inclui:

A cidade dos ladrões (editora Jambô) - aventura bem legal na cidade mais famosa do mundo da Fighting Fantasy: Porto Black Sand!

Criatura Selvagem (editora Jambô) - um dos mais interessantes que eu já joguei, pois você joga do ponto de vista de um monstro.

A nave espacial Traveller (editora Jambô) - aventura de ficção científica bem bolada, cheia de situações bizarras.

A Mansão do Inferno (editora Jambô) - esse é bem difícil!  Joguei e rejoguei e morri várias vezes até achar o caminho certo dentro da mansão. Este aqui é o favorito de muitos, e já vi "livros virtuais" feitos por fãs da Fighting Fantasy que se passam no "mesmo universo" deste aqui. Como eu escrevi acima, este tem uma mecânica de pontos de Sanidade que torna a aventura mais difícil e tensa, e você pode literalmente morrer a qualquer momento quando sua sanidade fica muito baixa.

As Cavernas da bruxa da Neve (editora Jambô) - aventura high fantasy bem legal. 

A Cripta do Vampiro (edição old school) - livro que bebeu da fonte de Drácula, e tem uma mecânica interessante de itens abençoados, maldições, fé, etc. É como se fosse uma aventura de Ravenloft para jogar sozinho. Muito bom. Li em algum lugar que tem uma continuação, mas acho que não foi publicada no Brasil. 

Ladrão da Meia-Noite (edição old school) - o meu favorito, desde que eu era criança e pegava esse livro na biblioteca da escola. Gostava tanto desse livro que na sexta série escrevi a minha própria versão dele em um caderninho durante as aulas.

O Templo do Terror (edição old school) - comprei de um vendedor na rua e ainda não joguei, mas sei que é um dos favoritos do pessoal.

O Feiticeiro da Montanha de Fogo (edição old school) - outro que comprei na rua e ainda não joguei, e sei que é muito querido mundo afora.

RPG e Aventuras Fantásticas - uma introdução aos Role Playing Games (edição old school) - esse é um livro em que o autor fala sobre jogos de fantasia e RPG de modo geral, e traz uma mini-aventura. Bem interessante! Também comprei na rua.

Enfim, meus caros 9 leitores e meio (um deles é um Hobbit), gosto muito destes livrinhos, e sempre que vejo algum sendo vendido na rua eu tento comprar, caso tenha dinheiro no momento. 


Quais livros da Fighting Fantasy vocês já jogaram? Quais são os seus favoritos?


Até a próxima! Que as brumas não nos alcancem!



7 comentários:

  1. Gronark, O Senhor do Sofrimento19 de setembro de 2022 às 15:56

    É um tolo se pensa que as brumas dos horrores do CHAOS já não engoliram tudo, bardeco! Livretos de histórias fantásticas como a série Fighting Fantasy (Aventuras Fantásticas), já não são mais publicados por serem "ofensivos as sensibilidades modernas"! Apenas aventuras agua-com açúcar como as que são publicadas pelos meus servos da Wizard são permitidas. Aventuras que desafiavam, inspiravam, aterrorizavam e encantavam deram lugar a mera subversão ideológica e pura panfletagem. Uma verdadeira maquina de propaganda para o CHAOS! HAHAHAHAHAHA

    Abandone essas memórias de um tempo bom que jamais voltará e abrace as histórias e aventuras modernas como todas suas cores, ideias subversivas e que destroem e vilipendiam tudo que veio antes! Veja os meus servos que começaram a aparecer aqui e no Valhalla. Eles são felizes em militar por ideais vazios e nem se importam com essa bobagem chamada "fantasia", afinal o escapismo do imaginário deve "refletir nossa realidade". O que mata a imaginação e inspiração restando apenas um reflexo distorcido dos males do mundo moderno! Beba meu sangue, Bardeco! Juro que você irá ver tudo mais "claramente" HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca abandonarei as tradições da fantasia, demônio estúpido!

      Sendo você o "senhor do sofrimento", provavelmente já jogou algumas delas, de tão difíceis que são... quais já jogou?

      Excluir
  2. Cale-se, demônio! Guarde seu sangue corrompido para si e para seus escravos sem alma!
    Relembrar esse clássicos é importante, porque nos mostra que existe luz, por mais que muitos se recusem a vê-la. Gosto muito das aventuras que joguei na juventude (e isso considerando que algumas eu não terminei, porque morria independente do que fizesse), mas admito que hoje em dia, com esse pensamento de que tudo precisa ser debilmente fácil e simples para não ser "ofensivo", tais aventuras teriam muita dificuldade em encontrar seu espaço.

    Mas isso não significa que várias delas não sejam (muito) boas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa coleção é muito boa! Eu não sou particularmente fã de RPG de ficção científica, então a única que joguei desse gênero foi a da Nave Espacial Traveller. Prefiro as de terror e as de fantasia medieval mesmo. Quais você já jogou, nobre Odin?

      Excluir
    2. Desculpe pela demora, nobre bardo. Joguei em minh época O Feiticeiro da Montanha de Fogo e mais dois que não me recordo o nome, mas que gostei. Também não sou fã de ficção cientítica no RPG, então, foram todos no melhor estilo "medieval" mesmo...

      Excluir
  3. Gronark, O Senhor do Sofrimento30 de setembro de 2022 às 11:51

    Tolo bardo, não importa o quanto resista, minha corrupção já o alcançou! A escuridão e o esquecimento é tudo que lhe resta! Sua única salvação é beber um pouco de meu sangue e se entregar aos poderes ruinosos! Vamos, não há escapatória! HAHAHAHAHAHAHAHA

    (Eu e meu irmão temos toda a linha, inclusive algumas em inglês. Essas aventuras já rodaram como toda turma aqui. Rolava até aposta de ver quem iria conseguir terminar sem morrer, com um narrando a história e o outro fazendo as escolhas para não trapacear, hahahaha

    As que eu mais gosto são "O Calabouço da Morte", "O Templo do Terror" (da trilogia acho essa a mais legal) e "A Cripta do Feiticeiro". Gosto dessas aventuras pela pegada mais pulp delas, bem estilo "Espada & Feitiçaria" como as histórias de Lankhmar, Conan e os filmes antigos de fantasia dos anos 70 até 90.

    Um jogo que acho que tu vai gostar é "Darkest Dungeon". É um jogo de rpg bem estilo medieval/vitoriano de terror com elementos de horror cósmico. Dá uma olhada e depois me diz o que achou. Vale até uma postagem, e já adianto que meus personagens favoritos são o Bounty Hunter e a Grave Robber, hahahahahahaha)

    https://www.youtube.com/watch?v=AQLxdHfMPF8
    https://www.youtube.com/watch?v=wjiBB3nBR-w

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gronark maldito, sua corrupção jamais me alcançará! Manterei sempre vivas as tradições da fantasia!

      (que legal que vocês têm a coleção completa! Alguns volumes devem ter saído bem caros... muitos nem foram publicados no Brasil e pelo visto nem há planos para isso...

      E depois vou conferir esse Darkest Dungeon que você recomendou)

      Excluir