quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Problemas do RPG - a desunião da comunidade

 

Trago aqui um problema que considero como sendo dos piores para o RPG. Não só neste Brasilzão de Deus, mas no mundo (pelo menos no mundo onde se joga RPG): a comunidade RPGzística é bastante desunida, e acredito que tal desunião seja, ao menos em parte, explicada pela "disputa de egos" tão comum no meio artístico e em qualquer meio em que a criatividade seja fundamental. 

(a inspiração para este texto adveio de eu ter constatado um  fato interessante: a blogosfera dos RPGs é bastante desunida - os blogueiros não apoiam uns aos outros, não comentam nos blogs dos outros, e percebi que geralmente basta ter uma certa quantidade de acessos por mês para que o blogueiro se considere uma estrela e se ache acima dos demais. Por uma lado, esse comportamento é compreensível, pois afinal viver de RPG seria praticamente um pequeno "paraíso terrestre", pois seria um trabalho sem estresse e sem responsabilidades, de modo que quem quer "abocanhe" este "filé" dificilmente irá querer dividi-lo)

Obviamente quando eu era criança e jogava RPG (AD&D2e) eu nem percebia esse tipo de coisa, mas quando voltei a me interessar (por volta de 2016-2017), comecei a perceber que havia algo de errado. Um dia vi esta notícia, que fala sobre o financiamento coletivo promovido por um grupo de dubladores que tem um podcast de RPG (Critical Role) para produzirem desenhos animados de suas aventuras. O que me impressionou foi a repercussão negativa deste financiamento coletivo entre os produtores de conteúdo:

Realmente cobrar 99 dólares por um PDF é caro demais... O que as pessoas que fazem isso têm na cabeça??

Primeiramente, eu consigo entender a frustração dos produtores de conteúdo, tendo em vista que o grupo de dubladores em questão jogou aventuras escritas por autores (que não fazem parte do grupo) e o fruto deste trabalho (aventura narrada e jogada por vozes conhecidas do público e transmitidas via podcast e posteriormente via desenho animado) rendeu bastante dinheiro para os  tais dubladores e demais envolvidos no financiamento coletivo, e os autores das aventuras provavelmente sentiram que deveriam ter ganho um quinhão do dinheiro arrecadado, por terem escrito tais aventuras, o que explica o sentimento de que foram lesados de alguma forma. 

Por outro lado, isso me soa como pura inveja, quase como se quem não gostou do resultado desse kickstarter estivesse dizendo "aaainnn, se eu não consigo ficar milionário com RPG, então ninguém mais deveria ficar...".

Embora eu (ainda) não seja autor de aventuras publicadas de RPG

Edit: agora eu sou autor de aventuras de RPG! Visitem minha loja no drivethroughRPG e comprem minha primeira aventura The Missing Children por apenas 5 dólares! Ajudem este jovem autor! 

eu percebo que de fato os autores de aventuras são bastante desvalorizados. Geralmente os jogadores nem sabem quem escreveu a aventura oficial que estão jogando,  e provavelmente os contratos assinados entre autores e editoras devem ser bastante desvantajosos para com os autores, quase aviltantes. Eles provavelmente devem ter direito a muito pouco, talvez abram mão dos direitos autorais em nome da editora e recebam apenas um valor fixo por cada aventura, ao invés de um percentual das vendas (receber uma porcentagem das vendas a meu ver seria bem mais justo... imaginem que delícia receber 1% das vendas de Curse of Strahd pelo resto da vida, ou por algum prazo bem longo definido em contrato...). Eu sei que a prática comum das grandes editoras é repassar muito pouco para os autores, e concordo que isso é bastante injusto.

Portanto, ao invés de ficar lamentando o sucesso dos outros, os autores deveriam pensar em firmar contratos melhores com as editoras para conseguirem mais royalties, afinal eles merecem, ou então se juntar e criar novas editoras ou novas plataformas de venda que tratem autores com mais justiça e lhes dêem mais destaque para que o público passe a conhecê-los melhor (e que cobrem preços melhores pelos livros, afinal US$ 99 por um pdf é muito mais que abuso! A minha primeira aventura publicada, por exemplo, custa somente 5 dólares!), ou partirem para a pura e simples publicação independente, caso calculem  que isso lhes será mais vantajoso. 

De qualquer maneira, ao invés de terem atacado o sucesso do financiamento coletivo do Critical Role, deveriam ter pensado em maneiras de surfar na onda deles. 


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