sábado, 26 de setembro de 2020

Problemas do RPG - aventuras longas demais


Uma das grandes dificuldades para se jogar RPG é juntar uma galera em quantidade suficiente e disposta a jogar por horas um mesmo jogo que requer uma participação bastante ativa dos envolvidos.


Muita gente já acha um saco jogar War, que tem potencial para durar 4h, 5h, então imaginem um RPG que pode se estender por várias seções de 4h...

 

Quem tem um grupo fixo de RPG e que joga grandes campanhas com personagens fixos que vão evoluindo ao longo de "N" aventuras tem é muita sorte, pois é raro encontrar pessoas tão dispostas assim a jogar RPG por tanto tempo. Meu sonho "rpgzístico" era ter um grupo de amigos assim, jogando com os mesmos PJs por anos, com direito a diários de campanha e blog, como por exemplo o pessoal do Sobreviventes do RPG, os da Caravana da Desgraça e os do Twilight's Children, grupos de jogadores bastante dedicados e com blogs bem detalhados de suas aventuras que já são jogadas há anos. Porém,  como eu disse antes, é muito difícil juntar gente assim, a vida cria outras prioridades, e até para reunir o mesmo grupo para jogar no outro sábado a segunda seção de uma aventura é complicado: todos têm que ter aquele horário livre, todos têm que estar dispostos, etc. e quanto mais gente melhor (claro que o ideal, na minha opinião, seria um grupo de 4 jogadores mais o mestre, senão pode ficar tudo muito confuso, mas óbvio que tem gente que gosta de grupões de 6, 7 pessoas. É de cada um), e justamente por isso, mais difícil se torna conciliar o horário de todo mundo.

Assim, a maioria das aventuras não é jogada até o final, a maioria é abandonada no meio, se tornando um desperdício de tempo dos envolvidos (principalmente do mestre) e às vezes também de dinheiro (caso algum material tenha sido comprado para o jogo, como aventuras oficiais, que são caras). Eu gosto de fazer hand-outs, mapas, gosto de traduzir os materiais oficiais em inglês que tenho para não precisar ficar traduzindo tudo na hora do jogo, tendo bastante trabalho. Uma vez fiz tudo isso para jogar Feast of Goblyns, uma aventura oficial de Ravenloft, e o grupo simplesmente largou a aventura na 4ª seção (é uma aventura bastante longa, e eu cortei muita coisa dela) por que preferiu fazer outras coisas.



Por isso eu acho que seria muito bom se as grandes editoras publicassem mais aventuras do tipo one-shot,  que poderiam ser finalizadas em 1 seção, 2 no máximo, para que as pessoas não se sentissem desencorajadas a iniciar o jogo e pudessem ter a satisfação de ver o final da história. Podem lançar coletâneas de pequenas aventuras, como é o caso do Book of Crypts e Chilling Tales, ambas coletâneas de pequenos cenários de Ravenloft. As aventuras nestes livros podem ser jogadas cada uma em um dia.




Claro que isso tira um pouco da graça, mas já é alguma coisa, e não impede os jogadores de usarem os mesmos PJ em todas as aventuras, o que ainda daria um ar de campanha épica à esta hipotética sucessão de aventuras one-shot. 

Talvez fosse até bom para dar dinamismo ao jogo e manter o interesse do grupo de jogadores.

 Sinceramente muitas aventuras oficiais têm muita encheção de lingüiça, e vejo várias partes em que os PJ ficam numa dungeon com infinitas salas, matando hordas e hordas de monstros, em batalhas que não tem tanta diferença entre si. Feast of Goblyns, talvez por ter sido a primeira aventura oficial de Ravenloft, é assim, tem dungeons muito longos e com pouca variedade entre cada sala e muitas partes desnecessárias. Claro que tem gente que se amarra em um dungeon crawl, matando monstro atrás de monstro, mas na minha opinião isso é muito mais legal se feito em um videogame, em um MMORPG, etc. e nos RPG de mesa o mais legal é o roleplay, a evolução do personagem, a variedade de situações em que eles podem se encontrar, mas isto é apenas a minha opinião.




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