domingo, 20 de setembro de 2020

A 5ª edição de D&D - impressões de um jogador "old school" (parte final)

 Finalizando minha série sobre minhas opiniões sobre D&D5e, agora vou falar dos aspectos positivos.


Antes, vou reforçar que só joguei o AD&D2e, fiquei vários anos sem jogar nenhum RPG, e quando voltei a me interessar era a 5ª edição a mais recente. Nem vi a 3e, 3.5e, nem a 4e (a 4e eu sei que o pessoal é quase unânime em dizer que é uma droga, e pelo que entendi ela parecia ser focada em miniaturas e em batalhas usando grids).

Agora, falando bem resumidamente, aqui estão os pontos positivos que percebi na 5e (em comparação ao AD&D2e):

- Cantrips  >>> não sei se é ideia original da 5e, mas é uma boa mecânica. No meu entendimento as cantrips são feitiços de "nível zero" que os magos podem usar à vontade e praticamente a qualquer momento, o que deixa a classe mais combativa desde o nível 1. Na época do AD&D2e, o mago de nível 1 era quase inútil, pois só podia lançar 1 ou 2 magias POR DIA, e o jogador só conseguiria atuar como um mago destruidor de monstros lá pelo 7º nível. Antes disso, ele mal apoiava o grupo e tinha que ser protegido.

- PJ com mais pontos de vida >>> mais uma mudança que foi excelente principalmente para os magos. No AD&D 2e, um mago de nível 1 tinha 1d4 de vida, e só. Então o personagem poderia ter de 1 a 4 PV, o que significava que qualquer empurrãozinho que um kobold desse seria suficiente para matá-lo. Quando finalmente subia para o nível 2, ele adicionava mais 1d4, e poderia ter de 2 a 8 PV, ainda muito fraco. A 5e pelo menos não faz com que você comece com um personagem tão fraquinho.

- Magos com mais "slots" de magias >>> novamente, antigamente o mago demorava vários níveis até engrenar e se tornar uma verdadeira máquina de batalha. Agora é possível lançar mais magias desde o primeiro nível, e ainda tem como o jogador roubar e dizer que está lançando a magia como ritual, ou então dizer que os PJ fizeram um "descanso longo" e recuperar toda a magia como se o mago estivesse novinho em folha (como se isso fizesse sentido né, mas não vou falar muito sobre isso porque esse artigo é sobre os pontos positivos)

Acho que é isso, estes são os pontos positivos que vi na 5e. Obviamente achei que a classe dos magos foi a mais privilegiada com as regras novas, deu uma balanceada em relação a antigamente, embora o mago continue sendo uma classe mais voltada para o "late game".

Sinceramente, não sei se feiticeiros e warlocks foram um bom acréscimo ao jogo, por mim podia ter deixado tudo como "mago" e "especialista" mesmo, mas enfim, mais classes de PJ tendem a agradar mais jogadores, então está valendo.


Até a próxima, aventureiros! Não se percam nas brumas!

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