sexta-feira, 19 de maio de 2023

Ilustrações de Fantasia - O Senhor dos Anéis (arte "pré - Peter Jackson")

 Saudações,  aventureiros!


Desde criança gosto muito de ilustrações de livros de fantasia. Isso inclui desde os contos de fadas dos irmãos Grimm, iluminuras medievais, ilustrações de livros de diversas mitologias, e também livros de fantasia mais modernos (e por moderno me refiro ao final dos século XIX e o século XX).


Um exemplo que povoa o imaginário popular é o Senhor dos Anéis, que se tornou ainda mais conhecido graças aos filmes de Peter Jackson. Como eu só fui conhecer SdA por causa destes filmes, a minha imaginação foi bastante influenciada pelos visuais destes filmes. E estas imagens influenciaram muitas pessoas. Tanto que hoje em dia é difícil pensar em SdA sem associar aos filmes feitos no início dos anos 2000. Não que estes filmes sejam ruins ou visualmente feios. Muito pelo contrário,  eu os considero como um marco cinematográfico, e eles contribuiram sobremaneira para tornar a obra de Tolkien ainda mais conhecida. 

Por outro lado, sinto um pouco de "recalque" por não ter conhecido SdA antes do lançamento destes filmes, por não ter criado minhas próprias imagens mentais dos elfos, hobbits, Gandalf, Aragorn, etc antes que Peter Jackson fizesse isso por mim.

Por este motivo, considero todas as ilustrações das histórias tolkenianas feitas em períodos anteriores aos dos filmes verdadeiras jóias culturais, pequenos tesouros de uma época tão próxima e ao mesmo tempo tão distante. E considero privilegiados aqueles que puderam apreciar em seu tempo estas ilustrações e povoar suas imaginações com "diferentes versões" da Terra Média. 

Muitas delas têm aquele charme artesanal que tanto aprecio, uma "simplicidade complexa", que tem os elementos da fantasia num bom equilíbrio,  o que resulta  um certo brilho que tem se perdido nas ilustrações de fantasia feitas mais recentemente, e com ausência quase total (ou até mesmo total) nas ilustrações feitas por softwares de inteligência artificial (estas então muitas vezes são verdadeiras aberrações,  uma espécie de anti-arte, e não me refiro às ilustrações com defeitos óbvios, mas àquelas que passariam como feitas por humanos aos olhos incautos).

Dito isto, inauguro mais esta "série" em meu humilde blog, na qual tecerei breves comentários acerca de ilustrações de fantasia, seja de RPG, seja da pura e simples literatura fantástica.  O meu foco são as de temática gótica e medieval,  mas eventualmente podem aparecer por aqui ilustrações com temas distintos (antiguidade clássica,  grandes navegações,  piratas, futurismo, etc.).

Hoje lhes trago estas belas ilustrações oriundas do livro Middle Earth Role Playing (MERP), um antigo RPG baseado em Senhor dos Anéis.




créditos: Angus McBride


A ilustração acima, representado os membros da Sociedade do Anel, foi usada como capa para o livro básico do Middle Earth Role Playing (MERP), um RPG baseado em SdA publicado pela Iron Crown Enterprises nos anos 80 (até 1999, quando a empresa perdeu os direitos de publicar coisas baseadas nas criações de Tolkien. Uma pena para a empresa, pois não muito tempo depois os filmes do Peter Jackson seriam lançados, o que certamente alavancaria as vendas destes livros). 

O que mais me chama a atenção nessa figura são as cores e os estilos das roupas. Hoje em dia o normal é retratar cenas medievais com cores escuras, lúgubres, geralmente tons de cinza, e as roupas dos personagens tendem a ser como se eles se vestissem "embalados a vácuo", com roupas sempre sob medida. Tudo bem distante do que (provavelmente) foi a realidade. Embora os tons mais sóbrios também tivessem seu lugar, na Idade Média as pessoas se vestiam com cores vibrantes. Os estandartes com as heráldicas dos nobres eram coloridos, bandeiras tremulavam, e as pessoas usavam roupas coloridas e variadas. Havia muitos  festivais religiosos e dias santos a serem celebrados. A vida era celebrada. As roupas, embora não fossem tão confortáveis quanto as que usamos hoje em dia, eram suficientemente confortáveis para que as pessoas trabalhassem e vivessem suas vidas normalmente. Provavelmente eram usadas mais largas e folgadas do que estamos acostumados hoje em dia. 
 As roupas dos personagens da ilustração me passam uma ideia mais "idade média" do que as que normalmente se vê em produções mais modernas. E embora não sejam tão coloridas assim, têm mais cor que aquelas que os mesnos personagens vestem nos filmes do Peter Jackson. Menção honrosa para a camisa vermelha do Legolas e para o bigode do Aragorn!
Embaixo da árvore vemos Gollum se esgueirando, bem próximo da descrição que é feita nos livros: parecido com um sapo preto.
E, como eu sempre escrevo aqui, os personagens têm realismo. Nenhum parece ser um super-homem, ultra-musculoso, carregando dezenas de armas, com excesso de acessórios e trajando armaduras impossíveis de existir. Todos têm um físico normal, usam roupas, armaduras e armas normais. Dá pra ver o Gimli, em primeiro plano, usando uma cota de malha por cima de uma camisa normal, com sua capa de viagem por cima. Aliás, notem como o Gimli é realista, ao contrário do jeito que se tornou o padrão para retratar anões em ilustrações de livros de RPG (com ombros muito largos, que tornam impossível para um anão atravessar uma porta sem ter que andar de lado, e ainda por cima usando armaduras que agravam essa situação!). E, importante, todos estão em posições normais, ao invés de parecer que estão posando para um cartaz de filme da marvel, ao contrário de muitas ilustrações de fantasia que são feitas hoje em dia.

Em suma, na opinião deste que vos escreve, esta ilustração tem cores sóbriaspersonagens realistas, ainda que de um mundo de fantasia, e a própria composição é em si realista: um grupo de aventureiros viajando, usando roupas de viagem e carregando seus mantimentos. Ao mesmo tempo simples e complexa, com seus elementos na medida certa, sem os exageros que se vê hoje em dia nas ilustrações mais mainstream (digamos, nas artes "new school").


4 comentários:

  1. Gronark, O Senhor do "Amor"22 de maio de 2023 às 06:59

    A arte do Senhor dos Anéis já foi "corrigida e atualizada" para os tempos atuais, bardeco. Pegue as artes novas de Aragorn, Eowyn, Legolas e Theoden nas cartas de Magic! Praticamente é a mesma arte pasteurizada e sem vida de D&D 5e e outros cartazes de filmes da Marvel. Além disso, incluem uma "diversidade" artificial para servir de escudo contra criticas! Vamos, bardo, se renda aos poderes do CHAOS e aceite o "AMOR" lacrador em seu coração, HAHAHAHAHAHAHAHA

    (Eu particularmente gosto das imagens antigas do Senhor dos Anéis, principalmente do Gimli e do Gandalf com chapéu maus pontudo. Deixar uns links de umas imagens que eu gosto.

    https://i0.wp.com/www.tor.com/wp-content/uploads/2019/05/tolkien-calendar-banner.jpg?fit=800%2C+9999&crop=0%2C0%2C100%2C714px&ssl=1&w=640

    https://i.pinimg.com/originals/50/53/4a/50534aaea628ea0612be6d20ea7473d1.jpg

    https://cafans.b-cdn.net/images/Category_77198/subcat_157123/oNCynSxv_1604141239211.jpg

    https://i.pinimg.com/originals/b9/24/d7/b924d782cf166293aa4372c8899db1ce.jpg

    https://artistmonkeys.com/wp-content/uploads/2021/11/Legolas-and-Gilmi-going-to-Valinor.jpg

    Já as novas artes de Magic, vou deixar um vídeo aqui bem instrutivo de como o identitarismo tá destruindo tudo atualmente para criar uma pseudo-cultura onde tudo é misturado e nada é único ou individual.)

    https://www.youtube.com/watch?v=Epy3tIy2bpw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cale-se, maldito Gronark! Ninguém se importa com a sua "Diversidade do Anel". É apenas mais uma iniciativa torpe de pessoas sem respeito ou caráter tentando homogenizar e descaracterizar tudo o que já foi bom um dia. Como parasitas, seus seguidores são incapazes de criar algo, então, atuam para corromper aquilo de bo mque já foi feito, como o sábio mestre Tolkien já havia dito décadas atrás.

      (Também sou fã das ilustrações clássicas de O Senhor dos Anéis, especialmente as de John Howe e dos irmãos Hildebrandt. Aquela nova coleção de Magic é mais uma piada de mal gosto, que afundará no ridículo assim como aconteceu com a série Rings of Power da Amazon, que inclusive está sendo processada por plágio. Como mencionei acima, esse tip ode gente é incapaz de produzir absolutamente nada. Apenas copiar e corromper).

      Excluir
    2. O demônio fétido não se cansa de cantar de galo, mas ele não perde por esperar! Vejo verdadeiros heróis despontando em todos os cantos do globo, numa verdadeira aliança humana, contra as forças do chaos, contra as torpezas dos demônios lacradores! A maré está para virar, monstro vil!!

      (Gostei muito das ilustrações linkadas, especialmente a da chegada de Legolas e Gimli nas Terras imortais, a qual eu nunca tinha visto.
      O cara do vídeo também falou tudo... Chega a ser triste.)

      Excluir
    3. Odin falou tudo também! Conforme Tolkien escreveu anos atrás: o mal não é capaz de criar nada, somente corromper o que já existe. (As artes que você indicou são bem boas também. Gosto principalmente daquelas pré-Peter Jackson, pelos motivos expostos no texto. Essas cartas de magic nem tinha ficado sabendo, porque não acompanho mais. Me parece que foi (ou vai ser) um fiasco... completamente toscas!)

      Excluir