sábado, 17 de fevereiro de 2024

Breves comentários acerca das miniaturas de WarHammer

 

Há uma certa sutileza na estética que não é facilmente percebida de forma consciente, mas de certa forma todos nós a apreendemos nas profundezas do subconsciente (ou nos instintos, ou o que quer que isso seja), o que torna um tanto difícil explicar certas coisas com palavras, e temos que recorrer a analogias e metáforas para conseguir explicar determinados conceitos de "difícil" apreensão.

É o que tentarei fazer neste pequeno texto.



Eu acho as miniaturas de WarHammer um tanto estranhas e meio cringe (claro, com honrosas exceções). Elas têm um grau de "exagero fantástico" que passa um pouco da conta, na minha opinião. Alguns dos soldados do Imperium of Men, por exemplo, têm aqueles capacetes que lembram um pouco o Darth Vader: 


Para mim, não dá. Simplesmente fica parecendo infantil demais. Talvez war hammer seja mesmo para crianças, ou para adolescentes de até uns 14 anos, mas creio que a maioria do público que efetivamente joga seja formado por adultos (a confirmar, mas creio que sim). Eu tenho plena consciência de que eu sou chato e exigente quanto à estética das coisas em geral (por exemplo, não sinto nem vontade de sequer começar a ler One Piece, dentre outros motivos, porque acho os designs dos personagens feios demais!), mas ainda assim, creio não ser o único que considera as miniaturas de Warhammer um tanto estranhas (um exemplo ainda pior são as miniaturas do extinto Mage Knight :::: essas eram infantis ao extremo, na minha opinião). 

Sou da opinião de que em geral o design das miniaturas de WarHammer é mais adequado para histórias em quadrinhos, e não para miniaturas. 

Eu acho que existe um meio adequado para cada tipo de estética.

Por exemplo, eu não consigo imaginar quadros, pinturas a óleo, sendo pintados retratando pessoas de nossa época trajando roupas atuais, principalmente as roupas que são usadas pelo pessoal novo-rico ou "pobre remediado" como sendo símbolo de status. Sem dúvida tais quadros existem (existe "arte" de praticamente tudo), mas ou caem no vale da estranheza, ou caem na "zona cringe". Por exemplo, como exercício mental, tente imaginar uma pintura a óleo de um hipster  usando uma camiseta escrito "Tommy Hilfigger" e calçando sapatênis, ou de alguém usando calças jeans rasgadas nos joelhos, moicano pintado de amarelo e uma blusa polo da Lacoste, ou de uma e-girl de cabelo rosa fantasiada de sailor moon. Simplesmente não combina, fica estranho. O único meio que combina com esse tipo de imagem são as web comics, e olhe lá. 

As miniaturas de warhammer são claramente feitas no estilo MMORPG, elas lembram personagens de LOL e WOW: personagens feitos com características exageradas, armas gigantes, armaduras impossíveis, todo item é lendário, toda espada tem um nome, e por aí vai. Eu acho que essa estética só combina com jogos de computador e videogame.

E as empresas de miniaturas que estão surgindo hoje em dia, focadas em impressão 3D, estão seguindo essa estética exagerada de MMO, da mesma maneira que os personagens de D&D 5e são na verdade personagens de MMO, conforme já escrevi várias vezes por aqui. 

Uma possível explicação para esses fenômenos é que a geração atual mais nova de jogadores teve sua imaginação moldada por WOW e LOL, e se acostumou à estética e aos demais exageros destes jogos. A geração mais antiga dos jogadores de RPG, em contraste, foi formada lendo O Senhor dos Anéis, As Crônicas de Nárnia, Le Mort d'Arthur, lendas arturianas, e diversos outros livros de fantasia. E fora outras referências de outros gêneros literários, como H.P. Lovecraft. O famoso "apêndice N" de D&D dá bons insights sobre o assunto.


Enfim, eu simplesmente prefiro miniaturas mais realistas e mais "pé no chão". Muitos fenômenos sociais se comportam como pêndulos, e no caso dos jogos, o pêndulo foi demais para o lado da High Fantasy. Eu já sou um sintoma do pêndulo começando a voltar para outro lado: estou preferindo cenários de estilo mais Low Fantasy: magias sutis, personagens sendo pessoas comuns ao invés de super-heróis, itens mágicos são raros, etc.

Prefiro miniaturas tipo as da Essex, Ral Partha, dentre outros fabricantes ingleses. Aqui no Brasil, acho que só a Wicca Workshop fabrica e vende miniaturas assim, sem exageros estéticos. Se eu tivesse uma empresa de miniaturas eu acho que optaria por esse estilo.

4 comentários:

  1. Gronark, o Senhor do "Amor"18 de fevereiro de 2024 às 10:40

    Você não precisa se preocupar com coisas inúteis como “miniaturas” pelo fato de que no Bostil isso não é necessário, afinal “pobres não comem miniaturas”. Tudo que você, e todo povo desse reino, precisa fazer é trabalhar para pagar seus impostos e comprar um saco de arroz e cachaça caso sobre dinheiro. E não se preocupe bardeco, os impostos são bem usados, para custear os luxos dos membros do partido da estrela vermelha, as ditaduras amigas e grupos terroristas/globalistas! Tudo isso em nome do “amor”, HAHAHAHAHA

    (Eu entendi a sua ideia da estética quanto as miniaturas, mas é meio proposital isso, porque o Warhammer sempre teve a origem o foco de estilo “comic”, mas funciona para miniaturas, a diferença real quando tu vai ver uma mini é a “pintura”. Mas mesmo o Warhammer tem ainda tem um pseudo-realismo, sendo que só precisa comparar os Space Marines com a Imperial Guard e ver como é pintado.

    https://www.belloflostsouls.net/wp-content/uploads/2022/10/cadian-Heavy-Weapon-Squads.jpg

    Até mesmo miniaturas “realistas” seguem um pouco o padrão de pintura “comic” para ter um efeito de pseudo-realismo. É errado comparar pinturas de quadros com miniaturas porque são coisas esteticamente diferentes. Por exemplo, uma pintura de quadro tende a ser estática apreciativa, já as miniaturas o apelo é ser uma pintura que invoca mais dinamismo e pseudo-realismo, por isso que lembra muito “brinquedos” a primeira vista. E isso é proposital porque a ideia é justamente mover elas e jogar/brincar com elas, e não só apreciar. Isso a primeira vista atrai “crianças”, mas o trabalho de pintar e montar é algo mais voltado para os adultos, um hobbie na prática. Vou deixar aqui umas miniaturas de vikings mais “realistas” pra ver o que eu falo sobre estilo de pintura e dinamismo

    https://jaiunplanningcharg.wordpress.com/2019/12/07/time-of-raids/

    Quanto a questão das armas e armaduras gigantes e o padrão exagerado do Warhammer com os space marines, é justamente pelo fato que no cenário, eles são vistos pela humanidade em geral, e até pelos inimigos, como “anjos e semi-deuses” feitos em carne. Sem falar que anatomicamente eles são diferentes de humanos normais.

    https://images.dakkadakka.com/s/i/gallery/img/2013/4/25/488766.jpg

    Vou deixar uns 2 vídeos que mostram bem a ideia do que um Space Marine é, e o porquê deles serem esteticamente desse jeito.

    https://www.youtube.com/watch?v=PMqvC507g1M

    https://www.youtube.com/watch?v=O7hgjuFfn3A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O destino dos cultistas da estrela vermelha e dos cultistas de gaia é a derrota ou, no fim, o inferno/umbral/esferas inferiores. Não há escapatória! Arrependa-se enquanto é tempo, gronark!

      (Na verdade, eu não comparei quadros com miniaturas. A alusão aos quadros foi para explicar que determinados meios não são adequados para determinadas estéticas - o exemplo dado foi uma pintura a óleo retratando um hipster com roupas "de marca", dentre outros, para mostrar que esse tipo de estética fica ridículo em quadros a óleo. O que quis dizer é que me parece que "roupas da nossa época" não combinam com quadros pintados a óleo. Algumas talvez até combinem, mas acho que só se forem roupas discretas e simples, ou talvez ternos e vestidos de gala, ou uniformes militares, enfim, roupas formais. As roupas informais não combinam de jeito nenhum com quadros a óleo, a não ser que sejam muito discretas, e mesmo assim, talvez, só olhando de longe. Por exemplo, eu tenho um amigo que sabe pintar quadros bem realistas, e uma vez deu de presente a um casal de amigos nossos, por ocasião de seu casamento, uma reprodução em tinta óleo de uma foto do casal, na qual eles estavam usando "roupas normais e informais". Ficou estranho demais, para mim, aquela pintura foto-realista de pessoas com roupas "atuais". Sei lá, para mim não combina, sempre vou achar estranho, como se tivesse algo errado. Para mim isso cai no vale da estranheza!

      Da mesma forma, eu acho estranho miniaturas "cartunescas". Sei que muitas são feitas assim, mas eu não gosto.

      Essas miniaturas de vikings são bem parecidas com o estilo que eu gosto. Pena que quando encontro à venda aqui no Brasil elas custam os olhos da cara... Mas fora isso, não tenho saco para pintar miniaturas, esse hobby não é para mim. as que eu tenho estão todas sem pintura. Outra estética que eu curtia eram aquelas miniaturas de soldados feitas de metal que vinham no kinder ovo antigamente. Aquelas eram maravilhosas, e até hoje tenho algumas e já as usei em jogos de RPG. Outras miniaturas com boa estética eram aquelas que vinham com o kit First Quest de AD&D. Tenho algumas até hoje. Pena que eram meio frágeis...

      Como não conheço a lore de Warhammer, eu não sabia que os space marines eram humanos modificados. Isso explica porque eles têm proporções exageradas. Mas, ainda assim, não consigo gostar do estilo das miniaturas. Mas pelo menos elas ainda estão dentro do limite do aceitável. Hoje em dia tem cada bizarrice...)

      Excluir
  2. Salve, nobre bardo! Não se preocupe com os servos da Estrela Vermelha, pois todos cairão e colherão aquilo que têm plantado. É apenas uma questão de tempo.

    O estilo/estética usado nas miniaturas de Warhammer 4000 é mesmo influenciado pelos quadrinhos norte americanos. A Blizzard copiou muito disso quando construiu a estética característica de WoW. curiosamente, quando estudamos o lore de Warhammer e Warcraft, notamos que muitos dos melhores elementos de WoW vieram diretamente de Warhammer.

    Estou muito longe de ser um conhecedor de miniaturas, mas as de Warhammer 4000 passam bem o clima do cenário. Eu particularmente prefiro as de Warhammer Fantasy, porque como as do AD&D, têm uma proposta mais "realista". E concordo que hoje em dias algumas miniaturas são tão caricatas que fica difícil "engolir".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo comentário, senhor dos Ventos!
      Também acho WoW e Warhammer muito parecidos.
      Acho que miniaturas mais realistas são melhores (veja essas aqui: https://www.essexminiatures.co.uk/), e vejo que são mais difundidas no meio dos War Games de bases históricas. Uma pena que esse tipo de jogo não seja difundido aqui no Brasil. Creio que um dos motivos é que somos muito pobres comparados aos países ditos de 1º mundo.

      Excluir