quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Grutte Pier - o grande guerreiro

 Um grande campeão Frísio do século XIII.


"A Bravura de Grutte Pier"


Pier Gerlofs Donia, também conhecido como Grutte Pier (Grande Pedro) foi um guerreiro mercenário Frísio famoso por sua altura e porte físico. Tornou-se célebre no uso da espada Zweihander.



Sua história começa de maneira trágica, quando sua aldeia (Donia)  foi invadida, saqueada e incendiada por um grupo de Lansquenetes mercenários conhecido como "Mão Negra" ou "Batalhão Negro", a serviço dos Habsburgos (os quais muito provavelmente fizeram isto por estarem insatisfeitos com o pagamento que receberam por alguma missão e resolveram "coletar"  a diferença extorquindo os aldeões de Donia). O pano de fundo deste acontecimento era a guerra entre os Habsburgos (reino da Burgúndia) e seus opositores na região da Frísia.


Além da extorsão, a esposa de Pier, Rintze Syrtsema, foi estuprada e morta pelos mercenários. Isto fez com que Pier entrasse na guerra para se vingar, aliando-se ao Duque de Gueldres, Carlos Egmond, e comandando seu próprio grupo, conhecido como o "Bando Negro". 
(pelo visto o pessoal não era muito criativo para inventar nomes para grupos mercenários na época)


Pier atuou contra os Habsburgos e contra os Burgúndios por terra e principalmente por mar, tendo sido um pirata notável, tornando-se célebre pela captura de vários navios inimigos. 

Nas batalhas em terra, seu exército arrasou e pilhou diversas cidades holandesas, como Asperen, Alkmaar e Midelburg.

Em dado ponto de sua "carreira", ele supostamente se auto-entitulou "rei dos Frísios". De certa forma, o povo o exaltava e realmente o considerava um rei.



Grutte Pier foi invicto, tendo lutado e vencido dezenas de batalhas. 

O povo frísio o adorava e o saudava onde quer que passasse, e várias coisas foram ditas a seu respeito, exaltando sua estatura e sua força. 

Hoje em dia tem uma cerveja com o nome dele. Legal que colocaram a espada no rótulo!

Era dito pelo povo que Pier era capaz de lutar empunhando uma Zweihander com apenas uma das mãos. Era dito também que ele seria capaz de dobrar moedas apenas com os dedos de uma só mão. E o povo também dizia que ele era tão forte que em sua fazenda era ele mesmo quem puxava o arado, sem precisar usar cavalos! 

Uma magnífica espada zweihander que supostamente pertenceu a Grutte Pier. Notem, pelo tamanho, que realmente é possível decapitar várias pessoas de uma só vez com um golpe desta espada.

Surpreendentemente, Pier morreu tranquilamente em sua cama, após "se aposentar" da guerra (ele retirou-se das batalhas, desiludido, ao ver que, no fundo, sua causa era perdida perante o imenso poderio dos Habsburgos). 
Quando morreu (provavelmente de causas naturais, pois é dito que morreu na cama), Grutte Pier tinha 40 anos de idade.

É atribuído a este grande guerreiro o lema abaixo:

"Leaver dea as slaef" ("Melhor ser morto que escravo").

Nenhum comentário:

Postar um comentário