terça-feira, 15 de agosto de 2023

Ilustrações de Fantasia II - O Senhor dos Anéis (arte "pré-Peter Jackson") (2)


 

Saudações, aventureiros!

Após mais um grande intervalo, eis que retorno a este humilde recinto para tirar a poeira e as teias de aranha. Acontece que a vida tem me exigido muito, e sobra pouco tempo para escrever neste blog bardesco (fora a preguiça, é claro, e a falta de inspiração).


A exemplo do último post sobre ilustrações de fantasia (tema que pretendo transformar em uma "série" de posts, sendo que este é o segundo até o momento), trago-lhes mais esta bela ilustração de O Senhor dos Anéis, representando o duelo entre a heróica Éowyn, filha de Théoden (nesta cena recém-saída de seu disfarce de Dernhelm), contra o terrível Rei-Bruxo de Angmar


Esta ilustração foi feita muito tempo antes dos filmes dirigidos por Peter Jackson, e de autoria dos irmãos Hildebrandt (famosos ilustradores americanos de fantasia e ficção científica). Gostei especialmente das cores, as quais estão mostrando bem o conflito entre luz e trevas, através da transição entre a parte de baixo, sombria, e a parte de cima da ilustração, mais iluminada, onde ocorre o principal da ação do duelo. 

Vemos o contraste entre as forças antagônicas do bem e do mal: de um lado temos Éowyn, representando as forças do bem, com sua armadura clara coberta por camisa branca, o rosto à mostra e iluminado pelo sol, empunhando uma espada (arma normalmente usada para simbolizar a justiça e o bem - "espada da Justiça", "espada da Verdade") e segurando um escudo (outro símbolo normalmente usado para representar o bem, geralmente sob a forma de "escudo da Virtude" - para representar o fato de que exercitar a Virtude é um fardo neste mundo de provas e expiações em que vivemos, mas que este fardo nos protege do das forças do mal). 

Do outro lado, temos o Rei-Bruxo de Angmar, trajando seu manto escuro, com o rosto oculto em sombras, vestindo sua pesada coroa de ferro (notem que ela realmente pesa na ilustração), e empunhando uma maça-estrela (geralmente a maça-estrela representa o mal em ilustrações de fantasia, provavelmente por conta de ser uma arma "bruta" e que requer pouca habilidade para ser usada a contento - ao contrário de uma espada, que é "fina", "elegante", e requer habilidade e disciplina para ser usada - ou seja, através da espada temos simbolizado o triunfo da mente sobre o corpo - a disciplina, o Bem - enquanto a força bruta da maça-estrela simboliza o domínio da força sobre a razão - o Mal. 

A metade inferior da ilustração mostra dois soldados mortos, trajando suas armaduras. Estão imersos em sombras, o que talvez reforce o simbolismo da morte - e também deixa como se os caídos em batalha estivessem sob a sombra do Rei-Bruxo. Ao fundo, as montanhas são tocadas pela luz do sol - talvez a esperança no futuro. As nuvens negras no céu representam a força do mal, que naquele momento da história parece invencível (Théoden está morto, Minas Tirith está cercada, e os orcs e homens corrompidos por Sauron são muito mais numerosos que as forças dos homens de Gondor e seus aliados). No próprio livro é dito que o céu se fecha com a presença do rei-bruxo, e que o sol brilha um pouco mais forte depois que ele é derrotado e banido da Terra-Média para sempre.

Agora, deixando um pouco o simbolismo de lado, e falando somente da estética:

- as armaduras e roupas estão bastante realistas, não têm aquele jeito exagerado que é tão comum nas ilustrações feitas mais recentemente. Elas realmente parecem armaduras e roupas que pessoas daquela época usariam (Idade Média) - exceto, talvez, pela capa de Éowyn, a qual muito provavelmente não seria usada em batalha, por oferecer uma desvantagem tática 

- A guarda da espada é realista: a utilidade da guarda era, além de proteger a mão do espadachim, oferecer a possibilidade de fazer com que o adversário perdesse a arma (ficando presa entre a guarda e a lâmina). 

- A lâmina da espada de Éowyn parece pequena demais, mas isto pode ser só por causa do ângulo da posição em que ela foi desenhada .

- Muito interessante a escolha dos ilustradores de enfatizarem o aspecto "dinossauresco"/"réptil" da montaria do Rei-Bruxo. Normalmente estas bestas são ilustradas com mais ênfase nos aspecto "pássaro". O livro "O Retorno do Rei" descreve os monstros que os nazgûl montam como sendo algo como "aves de um tempo muito remoto, que cresceram em ninhos escondidos nas montanhas frias sob a lua, e que cresceram além de sua natureza através das artes da torre escura" - a passagem do livro é algo próximo do que escrevi.

- cores sóbrias e de aspecto natural, e muito boa a transição entre luz e sombra na metade da figura.




Jovens ilustradores, aprendam com os mestres de outrora. Não permitam que seus trabalhos tenham esse ar tão "artificial", infelizmente muito comum nas ilustrações de hoje em dia. 



9 comentários:

  1. Gronark, o Senhor do "Amor"16 de agosto de 2023 às 09:25

    As antigas artes estão tão mortas quantos os Salões do Valhalla, Bardeco! Agora apenas as artes “atuais” e “inclusivas” são permitidas! Um bom exemplo é a nova arte de “Eowyn, Escudeira de Wakanda” para o jogo Magic!

    https://cdnb.artstation.com/p/assets/images/images/063/422/555/4k/craig-elliott-craig-elliott-eyowyn-mtg-lotr-web.jpg?1685492440

    Essa arte “empoderada” tem tudo que as novas gerações mais desejam, que a mudança de etnia de uma personagem consagrada, além de colocarem ela em uma pose de lutadora invencível saída de um filme de Kung Fu no melhor estilo “Lacradriel”. O melhor de tudo é que uma legião de pessoas perdidas irão consumir isso sem nem questionar, e aqueles que criticarem serão cancelados como o caolho foi! HAHAHAHAHAHAHAHAHA

    Os portões do Paraiso estão abertos para mim agora que os filhos do Rato Chifrudo destruíram os salões do Valhalla de Odin! No fim, os skavens tiveram êxito onde os exércitos de gigantes de Surtur falharam! HAHAHAHAHAHAHA

    https://montecelestia.blogspot.com/

    Deixei ai o link dos domínios celestiais para que você testemunhe a corrupção dos céus em primeira mão! No fim todos irão se curvar para o “amor” ou irão ser devorados por ratos, HAHAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tolo demônio! Seus servos obtiveram êxito em destruir os Salões de Valhalla e em transformar o mundo mortal em Númenor pouco antes de sua queda fatídica, mas há muitos locais que estão além de sua corrupção pérfida.

      A obra do mestre Tolkien permanece imaculada, independente do que seus servos façam. Por mais que tentem, vocês jamais serão capazes de apagar ou "atualizar" o passado.

      Excluir
    2. Tolo demônio! No fundo até mesmo você sabe que está lutando uma batalha perdida! A hora da Verdade irá chegar!

      Excluir
  2. (Nobre bardo, aqui é o jogador que interpretava Odin; minha conta foi invadida, e muitas postagens do blog Halls of Valhalla foram apagadas. Por questão de segurança, precisei fechar o que restou do blog, e utilizar outra conta. O Senhor dos Ventos é uma espécie de "Gandalf" do meu cenário de campanha.

    Como Gronark mencionou, montei um pequeno blog "interino", e estou trabalhando em outro dedicado a meu cenário de campanha, Elgalor. Ainda não está com todo material, mas já adicionei seu blog como parceiro. Se desejarem visitar/divulgar, o endereço é: https://cronicas-elgalor.blogspot.com/. Será mais um blog para manter o material do cenário, mas pode dar ideias a outros mestres e jogadores para trabalhar seus personagens e criação de mundo.

    No futuro, pretendo ainda criar um novo espaço, semelhante a Valhalla, mas dedicado a ajudar mestres a preparar suas aventuras e lidar com essa geração de jogadores mimados que a WotC criou. Mas tudo a seu tempo.

    E por fim, e não menos importante, reforço que gosto muito da arte antiga dos livros de O Senhor dos Anéis. Ao contrário da panfletagem de hoje, eram obras aprovadas e valorizadas por Tolkien, precisamente por captar a essência de seu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre Odin, é uma alegria vê-lo novamente em outra forma. Eu havia percebido estes dias que o Halls of Valhalla havia sido deletado, mas duvidei que tivesse sido simplesmente abandonado.

      Quem poderia ter invadido sua conta? Que bizarro! Por quê alguém faria isso?

      O novo blog, das Crônicas de Elgalor, já está adicionado.

      Excluir
    2. Muito obrigado, nobre amigo! Sobre quem invadiu a conta, não sei dizer, mas provavelmente, foi alguém envolvido com o problema dos comentários e postagens apagados. Eu "ofendi" muitas pessoas nas minhas denúncias, e estava ciente de que poderia acontecer algo assim. Lamento o que houve, mas serviu de lição. É preciso combater de forma mais inteligente.

      Excluir
  3. Iniciei outro blog também, para tratar, de forma mais estratégica, o problema que acomete nosso hobby atualmente. Se puder também inserir entre seus parceiros, agradeço: https://dungeons-values.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já está adicionado também. O Monte Celéstia já foi apagado. Foi por decisão sua ou também foi invadido?

      Excluir
    2. Muito obrigado por adicionar os blogs. O Monte Celestia eu apenas "transformei" no Dungeons & Values.

      Excluir