Caríssimos aventureiros, taverneiros e ferreiros,
Meu humilde blog foi iniciado em 2019, pela necessidade que senti de escrever sobre RPG: cansei de ser apenas um jogador, e desejei ser também produtor de conteúdo "RPGístico".
Claro que a vontade veio um tanto tarde: não pude aproveitar o "boom" dos blogs dos anos 2010 (creio que a época entre 2010 e 2016 tenha sido o auge dos blogs, especificamente os de RPG. Aqui no Brasil tínhamos o Dragão Banguela, a Guilda OldSchool, entre outros, e talvez centenas de blogs pequenos que eram apenas "diários de campanha" de diversos grupos de jogadores por aí.
Porém, cada coisa tem a sua época, e um dia isso acabou. Muitos blogs não são mais atualizados há anos, foram simplesmente abandonados, muitos deles da noite para o dia, sem qualquer explicação por parte de seus autores. Em parte porque as pessoas desistem de escrever, em parte porque simplesmente param de jogar RPG, e em parte pelo relativo abandono da plataforma blogger pelo Google.
Meu blog é pequeno, sem nenhuma pretensão de sucesso comercial, e iniciou com a intenção de escrever apenas sobre Ravenloft, que é o cenário que eu mais gosto. Na minha opinião, o melhor cenário de AD&D. Porém, não muito tempo passou e eu percebi que não daria para escrever somente sobre Ravenloft, pois por mais rico que o cenário seja, ao menos a princípio, eu não teria paciência para ficar escrevendo só sobre isso. Veio aí a idéia de escrever também sobre literatura gótica e terror gótico em geral, mas até mesmo estes assuntos são muito limitados. Eu não sou tão fissurado assim nestes temas a ponto de conseguir dedicar longos textos ao assunto.
Aos pouquinhos fui incorporando o medievalismo, ou seja, passei a escrever sobre História, com foco na Idade Média, a qual é, na minha opinião, um dos períodos mais fascinantes e injustiçados da história da humanidade. Daí comecei a escrever sobre armas, reinos que não existem mais (os "reinos esquecidos") e, mais recentemente, comecei a escrever sobre figuras históricas importantes do período medieval (a série "Heróis do Mundo Real"). Mais recentemente ainda, comecei a escrever análises críticas de ilustrações de fantasia medieval, e pretendo ampliar este tema para analisar também iluminuras medievais, aprofundando meus próprios estudos sobre simbolismo e, obviamente, Idade Média (baseio meus estudos sobre o período Medieval principalmente nas obras de Jacques Le Goff, Otto Maria Carpeaux e Marc Bloch, e pretendo aprofundar os estudos sobre simbolismo nas obras de Carl Jung, e também nas obras alquímicas de Paracelso, Nicolas Flamel - sim, tais obras existem - e quaisquer outros autores que me interessarem).
São assuntos que eu gosto de ler, mas que na vida real não tenho muitas pessoas com quem conversar a respeito, e por isso escrevo aqui.
Com o tempo, também passei a escrever livros de RPG, e os publiquei no drivethruRPG (site estrangeiro), e também os vendia no Brasil através do Dungeonist, mas o site infelizmente acabou (pelo menos da forma como era antes, em que funcionava como um marketplace - agora o site quer fazer uma "curadoria" dos trabalhos publicados, e no momento isto não me interessa muito, pois prefiro a liberdade de escrever e publicar da forma que eu quiser, até porque não vivo de vender livros, trato apenas o pouco dinheiro que ganho com isso como uma pequena renda extra que vem a conta-gotas).
No momento estou à procura de outros sites onde possa publicar meus livros. Por enquanto há 1 livro publicado no itch.io, mas não achei o site muito adequado para isto. Há outros livros em andamento, mas ainda devem demorar a sair, pois estou numa fase mais exigente da vida, e estas coisas ficam em segundo plano. Por isso que meu blog não tem uma regularidade de postagens.
Dito isto, meu blog permanece pequeno, bem longe do sucesso de um "Dragão Banguela" da vida, mas para mim está bom.
Não tem muitos acessos por dia, e a maioria das pessoas que lêem apenas "lurkam" por aqui, sem nunca comentar (obrigado aos meus comentaristas assíduos, Odin e Gronark, e aos anônimos que de vez em quando comentam, e também ao Tony, que acho que foi o primeiro ou o segundo a comentar por aqui), mas o número de seguidores aumentou.
Bem devagar, mas aumentou.
Hoje, tenho 8 seguidores:
Percebo interesses variados, alguns seguem vários blogs, outros somente o meu. O elemento comum é o gosto por RPG e/ou literatura fantástica.
Assim, faço estas perguntas a meus seguidores:
Como encontraram meu blog, e o que gostam nele?
Têm alguma sugestão de assunto/postagem/Tema?
Efusivos abraços a todos!
Que o Senhor os acompanhe!
## EDIT: Desde que fiz este post, perdi um dos seguidores. Com isso, voltei a 7, uma marca que já tenho há alguns meses.
#EDIT2: ganhei outro seguidor, voltei para 8!